Na terça-feira, circulação do ramal Japeri e da extensão Paracambi foram suspensasFoto: Cleber Mendes / Agência O Dia
Publicado 02/09/2021 06:21 | Atualizado 02/09/2021 07:13
Rio - Pelo quarto dia seguido, os trens do ramal de Japeri circulam com atraso na manhã desta quinta-feira (2) por conta de furtos de cabos, apesar de já estar em vigor a força-tarefa da Polícia Militar para combater esse tipo de crime. O intervalo está ampliado para 20 minutos no trecho entre Japeri e Nova Iguaçu, e em 10 minutos entre Nova Iguaçu e Central do Brasil.
Os trens operam com intervalos irregulares, segundo a Supervia, por conta da necessidade de aumentar a distância entre os trens, como medida de segurança. O controle das composições está sendo feito via rádio, e não de forma automática. Técnicos da concessionária tentam reparar o sistema. Os outros ramais apresentam intervalos normais.
Governo do Estado cria força-tarefa para conter furtos nos trens
Uma força-tarefa foi criada para conter os furtos de cabos e grampos do sistema ferroviário administrado pela SuperVia. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Transporte (Setrans), na quarta-feira. Segundo o órgão, o grupo de combate aos crimes, que só nesta semana causaram atrasos e paralisações no serviço por três dias consecutivos, foi definido em reunião realizada, no dia anterior, entre membros da Setrans, da Casa Civil, da SuperVia e das polícias Civil e Militar. A ações começam com reforço de 200 PMs no patrulhamento das estações e regiões do entorno.
Segundo a SuperVia, somente no primeiro semestre deste ano foram furtados mais de 14 mil metros de cabos do sistema em 364 ocorrências de furto. Além de causar interrupções no transporte, os crimes trouxeram prejuízo de mais de R$ 1 milhão à empresa. Durante todo o ano passado, foram 355 ocorrências de furto.
O ponto mais crítico, segundo a concessionária, é o ramal de Japeri. Já as estações onde os crimes mais acontecem são Japeri, Engenheiro Pedreira, Queimados e Comendador Soares, que ficam no ramal de Japeri, e Bangu, no ramal de Santa Cruz.
Leia mais