Publicado 26/10/2021 22:29 | Atualizado 27/10/2021 12:39
Rio - Diversos famosos usaram as redes sociais, na noite desta terça-feira, para lamentar a morte de Gilberto Braga, aos 75 anos. O autor estava internado no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio, e não resistiu às complicações causadas por uma infecção sistêmica.
Gilberto, que era casado com o decorador Edgar Moura Brasil, fez história na televisão brasileira com inúmeras novelas. Entre as mais marcantes dele estão: "Vale Tudo", "Dono do Mundo", "Dancin' Days", "Corpo a Corpo", "Anos Dourados" e "Celebridade". Com "Paraíso Tropical", ele inclusive venceu o Emmy Internacional de Melhor Telenovela em 2008.
Nas redes sociais, Zezé Motta lamentou a morte do colega e agradeceu pelo papel dele na carreira dela. Há quase 30 anos, a atriz interpretou uma das primeiras personagens da TV brasileira a falar abertamente sobre racismo. "Querido Gilberto, você me presenteou com o papel que marcou a minha história na TV Brasileira. Graças a você pude viver a Sônia em Corpo a Corpo, personagem que é lembrada até hoje. Foi um divisor de águas. Em 1984, graças a você falamos de racismo em horário nobre. Fomos amigos, demos boas risadas, tomamos bons drinks, vivemos... A minha admiração pelo #GilbertoBraga sempre foi gigante, assim como ele era. Gilberto era um gênio. Deixa um marco na história da teledramaturgia. Descanse em paz meu querido, sinto sua perda, é o Brasil e a TV mais uma vez ficando órfãos. Adeus meu amigo", afirmou a artista.
Assim como Zezé, o ator Marcelo Médici prestou uma homenagem ao dramaturgo. "Mestre da teledramaturgia brasileira e mundial, quem teve a sorte de acompanhar ao vivo a potência de novelas como Dancing Days, Água Viva e Vale Tudo, entre outras, sabe que ele teve a capacidade de absorver e retratar a contemporaneidade como poucos. Um verdadeiro cronista, um gênio. Bravo Gilberto Braga", escreveu.
O ator Babu Santana também foi até as redes sociais lamentar a morte de Gilberto Braga. "Acabei de saber que mais um gênio se foi! Como disse minha querida Zezé Motta, falar de racismo em 1984 na TV aberta, era pra poucos!", lembrou.
As atrizes Patrícia Pillar e Paolla Oliveira também usaram as redes sociais para comentar a triste notícia. "Muito triste com a partida do meu querido amigo Gilberto Braga. Criador de grandes e inesquecíveis personagens que viverão pra sempre em nossos corações. Descanse em paz", escreveu Patricia. "Que notícia triste sua partida. O Brasil perde um pouco da magia de grandes personagens, vilãs icônicas e boas reflexões em frente à tv. Obrigada por fazer parte da minha história, Gilberto Braga! Descanse", ressaltou Paolla.
Os atores José de Abreu, Marcelo Serrado e Tuca Andrada também lembraram do autor com carinho. "Não, mais um amigo morre! Gilberto Braga, mais um personagem da minha 'abreugrafia' que não vai ler. Fiz dele CORPO A CORPO, ANOS DOURADOS, O PRIMO BASÍLIO... como te amo, gênio! Deus te receba com pompas e loas! RIP", escreveu José de Abreu.
"Hoje se foi um dos grandes autores da TV e autor de vários clássicos como Vale tudo, Dancin days, Paraíso tropical, força de um desejo, Anos dourados, Anos Rebeldes. Sou muito grato a ele por me dar uma das minhas primeiras chances com Dono do Mundo aonde eu fazia Humberto, um pianista. e depois fizemos juntos Anos Rebeldes, Labirinto, Força de um desejo… enfim, uma pessoa que me abraçou e acreditou em mim!! Um beijo a Edgar! Que fique a obra de Gilberto! Uma grande perda para nossa arte, postou Marcelo Serrado.
"Obrigado, Gilberto Braga, você me deu grandes personagens e sou muito grato. Era muito fácil e prazeroso dar vida a tudo que você escrevia pois eram personagens bem acabados e escritos com paixão. Boa viagem e até um dia", homenageou Tuca Andrada.
Já Glória Pires reforçou seu talento. "Gratidão eterna a Gilberto Braga e sua genialidade. Descanse em paz, querido", escreveu no Instagram Stories."Era um homem que recebia em sua casa, com conversas inteligentes, bom bate-papo. Tive momentos lindos com ele. Muito amor pra família dele e que ele tenha um descanso. Vamos em frente e agora refletir sobre isso", pontuou Tony Ramos para a GloboNews.
Déa Lúcia, mãe de Paulo Gustavo, também se manifestou. "Descanse em Paz Gilberto Braga. Meus sinceros sentimentos a família", postou.
Confira o que os famosos disseram:
Claudia Abreu: "Hoje o Arpoador amanheceu mais triste. Nosso grande Gilberto se foi. Não posso imaginar o mundo da dramaturgia televisiva sem ele. Ele era único: tinha diálogos precisos, humor afiado e uma sagacidade para captar o melhor e o pior do ser humano. Tinha a capacidade de espelhar a sociedade como ninguém. Devo a ele algumas das melhores personagens que fiz na televisão. Tenho um imenso e eterno afeto por tudo o que vivemos juntos, na arte e na vida. Edgar, Rosa, Ângelo, meu beijo mais amoroso"
Camila Pitanga: "Gilberto, minha gratidão a tudo que vivi com você e através de você, com suas palavras, sua genialidade, sua escrita inconfundível. Como atriz e espectadora, tenho uma coleção de boas histórias e alegrias. Descanse"
Glória Pires: "Gratidão eterna a Gilberto Braga e sua genialidade. Descanse em paz, querido"
Renata Sorrah: "A Heleninha de Vale Tudo foi o presente mais indo que eu recebi. Perdemos um dos maiores dramaturgos da televisão. Obrigada Gilberto Braga. Meu forte abraço pra você querido"
Cassio Gabus Mendes: "Que tristeza!!! Querido Gilberto, descanse na luz e na paz!!! Muito obrigado por tudo"
Tony Ramos: "Era um homem que recebia em sua casa, com conversas inteligentes, bom bate-papo. Tive momentos lindos com ele. Muito amor pra família dele e que ele tenha um descanso. Vamos em frente e agora refletir sobre isso"
Patrícia Pillar: "Muito triste com a partida do meu querido amigo Gilberto Braga. Criador de grandes e inesquecíveis personagens que viverão pra sempre em nossos corações. Descanse em paz"
Paolla Oliveira: "Que notícia triste sua partida. O Brasil perde um pouco da magia de grandes personagens, vilãs icônicas e boas reflexões em frente à tv. Obrigada por fazer parte da minha história, Gilberto Braga! Descanse!"
José de Abreu: "Não, mais um amigo morre! Gilberto braga, mais um personagem da minha 'abreugrafia' que não vai ler. Fiz dele CORPO A CORPO, ANOS DOURADOS, O PRIMO BASÍLIO... como te amo, gênio! Deus te receba com pompas e loas! RIP"
Zezé Motta: "Querido Gilberto, você me presenteou com o papel que marcou a minha história na TV Brasileira. Graças a você pude viver a Sônia em Corpo a Corpo, personagem que é lembrada até hoje. Foi um divisor de águas. Em 1984, graças a você falamos de racismo em horário nobre. Fomos amigos, demos boas risadas, tomamos bons drinks, vivemos... A minha admiração pelo Gilberto Braga sempre foi gigante, assim como ele era. Gilberto era um gênio. Deixa um marco na história da teledramaturgia. Descanse em paz meu querido, sinto sua perda, é o Brasil e a TV mais uma vez ficando órfãos. Adeus meu amigo".
Déa Lúcia, mãe de Paulo Gustavo: "Descanse em Paz Gilberto Braga. Meus sinceros sentimentos a família".
Marcelo Serrado: "Hoje se foi um dos grandes autores da TV e autor de vários clássicos como Vale tudo, Dancin days, Paraíso tropical, força de um desejo, Anos dourados, Anos Rebeldes. Sou muito grato a ele por me dar uma das minhas primeiras chances com Dono do Mundo aonde eu fazia Humberto, um pianista. e depois fizemos juntos Anos Rebeldes, Labirinto, Força de um desejo… enfim, uma pessoa que me abraçou e acreditou em mim!! Um beijo a Edgar! Que fique a obra de Gilberto! Uma grande perda para nossa arte!!!"
Tuca Andrada: "Obrigado, Gilberto Braga, você me deu grandes personagens e sou muito grato. Era muito fácil e prazeroso dar vida a tudo que você escrevia pois eram personagens bem acabados e escritos com paixão. Boa viagem e até um dia"
Marcelo Médici: "Mestre da teledramaturgia brasileira e mundial, quem teve a sorte de acompanhar ao vivo novelas como Dancing Days, Água Viva e Vale Tudo, entre outras, sabe da capacidade que ele tinha de absorver e retratar a contemporaneidade como poucos. Um gênio. Bravo Gilberto Braga"
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.