Nas redes sociais, alguns internautas comemoraram, mas uma parte se mostrou contrária à flexibilizaçãoFabio Costa
Publicado 28/10/2021 13:14
Rio - A Região Metropolitana I, que inclui a cidade do Rio e municípios da Baixada Fluminense, entrou, nesta quinta-feira, em nível muito baixo, bandeira verde, de transmissão da Covid-19. As informações constam na nova edição do Mapa de Risco de Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que analisa indicadores como ocupação de leitos, número de casos confirmados e óbitos pelo coronavírus nas cidades que compõem o bloco. Todas as outras regiões se mantiveram em bandeira amarela, que representa risco baixo. 
De acordo com o Mapa de Risco de Covid-19, Rio, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri e Itaguaí estão em bandeira verde de risco. Da região Metropolitana I, apenas Seropédica, Magé, Duque de Caxias e Belford Roxo se mantém em Bandeira Amarela.
Em todo o estado, apenas dois municípios estão em estado moderado, bandeira laranja de risco: Paracambi (Centro Sul) e Maricá (Metropolitana II). 
Segundo a SES, cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.
Melhor momento
Para o infectologista do Hospital Universitário da UFRJ e vice- presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia no Brasil, Alberto Chebbabo, a condição favorável é influenciada diretamente pelo avanço da cobertura vacinal. 
"A gente está vivendo aqui na Região Metropolitana, no Rio de Janeiro de forma geral, o melhor cenário desde o início da pandemia. Isso se dá pela alta cobertura vacinal que conseguimos aqui e também pela queda nos indicadores principais, que são números de casos, número de casos graves, internações e percentual de exames positivados na cidade e no Estado", pontuou.
Segundo o Vacinômetro do Governo do Estado, mais de 12 milhões de pessoas tomaram pelo menos uma dose, o que representa mais e 70% da população. Com o esquema vacinal completo, o número supera os 50%.
Apesar da melhora, que interferiu, inclusive, na desobrigação do uso de máscara em ambientes externos pelo Estado, o especialista alerta para a necessidade da manutenção do item em locais abertos onde haja aglomeração e fechados. ["Ainda é importante manter esse uso de máscara em ambientes fechados. Ainda temos a transmissão viral acontecendo aqui na cidade e demais regiões, então é importante que as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara em ambientes fechado e naqueles abertos onde haja aglomeração sejam mantidas", finalizou. 
Leia mais