Prefeito Eduardo Paes no velório de Elza Soares, no Theatro Municipal do Rio, na manhã desta sexta-feiraAg. News
Publicado 21/01/2022 12:02
Rio - Uma celebração à vida de Elza Soares. Foi este o tom que o prefeito Eduardo Paes concedeu ao velório da cantora, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, 21, no Theatro Municipal. Após decretar três dias de luto oficial na cidade do Rio, Paes declarou que este é um momento de homenagear a artista.


“É óbvio que todos nós estamos tristes, a família, a legião de fãs. Mas acho que hoje é dia de celebrar a vida dessa mulher, dessa grande representante da cultura brasileira, da força da mulher brasileira, das pessoas que nascem nas favelas, nas periferias, das pessoas pretas, que enfrentam as dificuldades do dia a dia”, declarou o prefeito.

De acordo com a assessoria da artista, que tinha 91 anos, o falecimento ocorreu por causas naturais. Uma das maiores cantoras do país, Elza tornou-se mundialmente conhecida pelo tom grave e rouco da voz, o que a fez conquistar muitos prêmios ao longo da carreira, que seguiu com 34 discos.

Elza Gomes da Conceição nasceu em 23 de junho de 1930 na Favela Vila Vintém, na Zona Oeste do Rio. Com uma família pobre e dez irmãos, a artista viveu uma infância de trabalho pesado e fazia serviços domésticos. Aos 12 anos, foi obrigada pelo pai a casar-se com um amigo dele e foi vítima de abusos e violência doméstica.

Aos 21 anos, Elza iniciou a carreira artística, já com quatro filhos. Na época, ela trabalhava como faxineira para sustentá-los. Confiante do talento que possuía, a cantora se inscreveu no concurso musical do programa de rádio ‘Calouros em Desfile’, apresentado pelo compositor Ary Barroso.

Em 2000, foi premiada como 'A Voz do Milênio', pela BBC em Londres, quando se apresentou num show com Gal Costa, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Virgínia Rodrigues. Em 2002, o álbum 'Do Cóccix até o Pescoço' garantiu-lhe uma indicação ao Grammy.

Elza lançaria outros discos, mas em 2015, com 'A Mulher do Fim do Mundo', primeiro só com músicas inéditas, ganhou amplo destaque na crítica nacional e na imprensa internacional. Em 2018, lançou 'Deus é Mulher', também bem recebido por crítica e público. Seu último disco, 'Planeta Fome', foi lançado em 2019.
Leia mais