Publicado 21/02/2022 08:05 | Atualizado 21/02/2022 13:44
Rio - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) disponibilizou, nesta segunda-feira, o ônibus da Ouvidoria Itinerante para atender à população de Petrópolis, na Região Serrana. De acordo com o órgão, o veículo ficará por tempo indeterminado, estacionado nas proximidades do Instituto Médico Legal (IML) da região. Até o momento, mais de 170 pessoas morreram em decorrência das chuvas e deslizamentos na cidade imperial. Outras 110 seguem desaparecidas. fotogaleria
"Nossa intenção é prestar o máximo de informações possíveis aos familiares de pessoas que ainda estão desaparecidas. Vamos informar também o protocolo adotado pelo IML para reconhecimento desses corpos", informou a procuradora de Justiça Patrícia Carvão, coordenadora da COGEPDPH/MPRJ.
Esse ônibus do MPRJ, servirá de base de apoio para o programa de localização e identificação de desaparecidos, com atendimento aos cidadãos que buscam por familiares e amigos.
De acordo com a coordenação do IML serão adotados métodos de reconhecimento técnico utilizados pela Interpol, que consistem na avaliação médico-legal do corpo e coleta de informações das vítimas, como cor dos olhos, altura, cor da pele e presença de tatuagens. Em seguida, o corpo será submetido a uma análise de digitais, considerada pelo protocolo a fase mais importante, com grande porcentagem de sucesso na identificação. Por fim, será feita a avaliação odontológica e a genética forense do cadáver, que permitem constatar semelhanças de DNA com o familiar, caso as outras etapas não tenham obtido êxito. Todas essas informações são baseadas em um banco nacional de pessoas não identificadas, alimentado pela Polícia Civil.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.