Planetário do Rio reabre, após dois anos, atividade de observação com telescópios Planetário do Rio / Divulgação
Publicado 09/03/2022 13:33
Rio - O Planetário, na Gávea, Zona Sul do Rio, reabre nesta quarta-feira (9) a observação do céu com telescópio após dois anos de suspensão por conta da pandemia da covid-19. As visitas estão disponíveis durante às quartas-feiras, às 19h, com entrada gratuita e distribuição de senhas por ordem de chegada. Serão 100 senhas distribuídas nos dias da atividade. Também é preciso confirmar as condições do tempo para o dia da observação, já que a experiência acontece ao ar livre.

A atividade de contemplação no Planetário é uma das mais tradicionais do local. Ela inclui ver a Lua de perto, com a ajuda dos equipamentos especializados, assim como planetas, conglomerados de estrelas e nebulosas. A observação do céu é uma das ações mais antigas da instituição e remonta aos tempos de sua inauguração, em 1970. No entanto, foi interrompida em 2020 devido à pandemia de covid-19. 
"Estamos extremamente felizes de retomarmos a observação do céu e de chamar a atenção dos cariocas para o fato de que além da fauna, flora, e relevo, a cidade do Rio de Janeiro tem outra maravilha, sobre nossas cabeças: o céu", conta Leandro Guedes, diretor de astronomia do Planetário. 
No local, astrônomos estarão presentes para tirar possíveis dúvidas dos visitantes. Aberta a todos os públicos, a observação é uma forma de aprender mais, na prática, sobre astronomia. 
Leia mais