Moradores da comunidade do Fogueteiro estão perdendo os alimentos por conta da falta de energiaWhatsapp do Dia
Publicado 05/04/2022 19:30 | Atualizado 05/04/2022 20:05
Rio - Mais de 30 famílias ficaram sem luz,  por quatro dias, na comunidade do Fogueteiro, no Rio Comprido, Zona Norte do Rio. O problema começou na quinta-feira (31), por volta das 17h, quando uma forte ventania causou picos de energia na comunidade. No sábado (2), algumas casas começaram a ficar totalmente apagadas e, no dia seguinte, todas estavam com o mesmo problema. Segundo a Light, a luz voltou por volta das 19h desta terça-feira (5).
Maria José, 61 anos, é asmática e precisa fazer nebulizações duas vezes por dia. Por conta do problema, ela teve de ir para a casa de uma amiga. Na sua residência, a geladeira ficou apagada e todos os alimentos apodreceram. Um homem de 78 anos, que preferiu não se identificar, faz uso de insulina. Ele vive de cama e o remédio foi guardado na casa de amigos e levado até ele para aplicação. 
Diversos moradores, clientes da Light, contataram a fornecedora, que é responsável pela região, durante o período e alegaram ao DIA que a resposta foi dada somente nesta terça. Kelly Vianna, presidente da Associação de Moradores, comentou que fez várias reclamações para solucionar o caso. Kelly organizou uma campanha para arrecadar cestas básicas aos necessitados. O contato para ajudar é (21) 98081-1465.
"Nós estamos há quatro dias sem luz. Imagina uma população carente, o que compra para consumir já é um sacrifício e perde isso tudo, porque a Light não atende. Eles exigiram protocolo e nós enviamos no sábado. Abrimos um protocolo ontem, um morador abriu protocolo hoje... A fala deles é uma só: 'tem outros lugares sem luz', 'está na fila', 'está no sistema'... Já tem quatro dias. São mais de 30 famílias sem energia elétrica. Eu já não sei o que fazer e as pessoas estão desesperadas", comentou Kelly.
A Light informou que encaminhou, às 14h15 desta terça-feira (5), uma equipe para verificar a ocorrência. Cerca de 1h30 depois, os funcionários chegaram no local. A energia voltou por volta das 19h.
A companhia também disse, em nota, que "não realiza atendimentos utilizando sistema de filas. O que acontece é que a empresa prioriza o restabelecimento de energia em locais com serviços essenciais, como hospitais, delegacias de polícia, postos de saúde etc. De qualquer forma, estamos analisando o relato da cliente e o procedimento adotado neste caso, sempre com foco na transparência ao consumidor e com foco no melhor atendimento possível".
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