Publicado 25/08/2022 15:57
Rio – Com o tema da água como protagonista, a exposição itinerante "Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais" promove a sua segunda edição percorrendo a região Metropolitana do Rio, em setembro.
Batizada de "Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos", a proposta da mostra é fazer o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, oferecendo uma experiência interativa única e marcante.
O evento gratuito acontece em um Tech-Truck, caminhão com ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento. O projeto deseja despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora.
A temporada será aberta na cidade de Belford Roxo. O Tech-Truck ficará na praça Heliópolis, entre os dias 1 e 4 de setembro. De 8 a 11 de setembro é a vez da cidade de Queimados receber a exposição na praça Nossa Senhora da Conceição. De 15 a 18 de setembro o projeto segue para a praça Leni Ferreira, em Japeri. Encerrando a edição, de 22 a 25 de setembro, a exposição estaciona na Praça Estação Cidadania Águas do Guandu (Jardim Paraíso), em Nova Iguaçu.
Em todas as cidades, nas quintas e sextas-feiras, o projeto atenderá crianças e jovens de escolas da rede pública de ensino. Aos sábados e domingos, a exposição estará aberta para o público, das 14h às 18h. Nestes dias, complementando o conteúdo da exposição, às 18h30 a exibição de curtas metragens ambientais, na Mostra de Cinema ao Ar Livre, será realizada.
"A primeira edição percorreu a Região dos Lagos em novembro do ano passado e foi sucesso de público, com mais de 15 mil pessoas visitando a exposição. A expectativa desta temporada é levar essa iniciativa para a população de mais cidades, atendendo a um público diverso, com uma abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos", diz Guilherme Mello, um dos produtores do projeto.
A exposição é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, produzida pela 3 Apitos Cultura e tem apoio da Águas do Rio, concessionária de água e esgoto, e do Instituto AEGEA.
Mostra de Cinema
Aos fins de semana, a partir das 18h30, os filmes da "Mostra Cine ao Ar Livre" serão exibidos gratuitamente para o público. A curadoria é feita pelo ONG Ecofalante, iniciativa que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa.
"A novidade desta temporada é a curadoria feita pela ONG Ecofalante para a Mostra de Cinema ao ar livre. Cada sessão contará com exibições de filmes que irão levar aos espectadores questões sobre preservação ambiental e sustentabilidade, de uma maneira lúdica e atrativa para todas as idades", diz Leonardo Magnin, coordenador de produção do projeto.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.