Publicado 27/10/2022 16:01 | Atualizado 27/10/2022 16:07
Rio - A 19ª Semana do Pescado arrecadou quatro toneladas de alimento para famílias em situação de insegurança alimentar. Com isso, o pescado será doado para duas instituições sociais: o Setor Cristo Sustentável do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor e Agência Humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia (Adra), presente em mais de 130 países.
A iniciativa contou com a participação do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Saperj), em parceria com a empresa Frescato Company. Além disso, houve apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energias e Relações Internacionais e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Embora o Brasil seja um dos maiores produtores de alimento do mundo, grande parte da população sofre com a fome. De acordo com um levantamento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mais de 61 milhões de brasileiros vivem em insegurança alimentar. Desses, 15,4 milhões estão em situação grave.
"O principal objetivo de nossa doação é mostrar que o setor pesqueiro está atento aos desafios de um tempo de crise. É um ato simbólico. A segurança alimentar é uma prioridade para o nosso povo e o pescado tem um papel importantíssimo contra a fome, contra a desnutrição, contra a má alimentação. O pescado é uma proteína de alta qualidade e deve fazer parte do bem-estar de nossa gente. Na Semana do Pescado, estamos buscando não só o aumento de consumo, mas também declarando a nossa responsabilidade social como produtores de saúde e segurança alimentar", disse Alexandre Guerra Espogeiro, presidente do Saperj.
As doações para as instituições atendidas pelo santuário serão realizadas às 7h desta sexta-feira (28), na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Centro.
Considerado pelo varejo "segunda quaresma", a Semana do Pescado visa o aumento do consumo de produtos da pesca e da aquicultura. Durante quinze dias, setores produtivos se uniram na ampliação da oferta de pescado.
A Semana do Pescado promoveu ações para impulsionar indústrias, supermercados, restaurantes, feiras livres e outros pontos de venda no atacado e varejo, com eventos gastronômicos e afins, possibilitando o maior acesso da população.
Serviço
- Semana do Pescado - Doação de 2 toneladas de peixe para o Setor Cristo Sustentável do Santuário Cristo Redentor
- Data e horário: 28/10 (sexta-feira), a partir das 7h
- Local: Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro (Avenida Chile, 245 – Centro)
- Data e horário: 28/10 (sexta-feira), a partir das 7h
- Local: Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro (Avenida Chile, 245 – Centro)
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.