Chuva moderada a forte atingirá a cidade nesta quarta-feira (9)Cleber Mendes / Agência O Dia
Publicado 09/11/2022 15:48 | Atualizado 09/11/2022 16:59
Rio – A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de mobilização nesta quarta-feira (9), às 14h40, devido à previsão de chuva moderada a forte para as próximas três horas, segundo informações do Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR.Rio). Já há registros de chuva, ventania, raios e trovoadas nos bairros de Cosmos, Inhoaíba e Paciência, na Zona Oeste. O COR alertou para riscos de enchentes nas vias. 
Já na Zona Norte, nos bairros de Irajá, Penha, Anchieta, e na Estrada do Mendanha, e chove de moderado a forte nos bairros de Ramos e Bonsucesso. Na Praça Saens Peña, na Tijuca, há registro de chuva fraca.
Na Zona Sul do Rio, bairros de Laranjeiras, Leblon e Botafogo, há ameaças de temporal com registros de trovoadas. 
Já na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, há registro de chuva intensa e trovões. No Recreio dos Bandeirantes e em Curicica, na Zona Oeste, por sua vez, há chuva fraca com trovoadas.
Já no Centro da cidade, chove fraco e não há registro de trovoadas. Na Baixada Fluminense, há registros de bolsões de água em Belford Roxo.
No momento, núcleos isolados de chuva ganham força sobre nas proximidades de Itaguaí e Seropédica, na Região Metropolitana, e se deslocam em direção à cidade do Rio de Janeiro.
Segundo o Sistema Alerta Rio, os núcleos de chuva que atuam sobre a Zona Norte se deslocam em direção à Baía de Guanabara. Outros núcleos atuam sobre a Zona Oeste nas proximidades da Baía de Sepetiba e poderão provocar chuva moderada a forte na próxima hora.

A previsão para as próximas horas é de pancadas de chuva moderada a forte acompanhadas de raios e rajadas de vento também de moderado a forte.

O estágio de mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e a outros fatores.

A prefeitura recomenda que o carioca siga sua rotina, mas fique atento, acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e suas atualizações, e que se mantenha informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR.Rio.

O órgão ainda esclarece que todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa, por mensagem de texto, para o nº 40199. O serviço é gratuito.

A prefeitura solicita também que baixe o aplicativo do COR.Rio, disponível para Android e iOS e alerta que, se necessário, o cidadão use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
Leia mais