Cláudio Castro na reunião com André Português e grupo de empresáriosDivulgação
Publicado 16/12/2022 13:51
Rio -  Pedro dos Leitões, um tradicional restaurante de Portugal, ganhará uma filial no interior do estado do Rio, em Miguel Pereira. O governador Cláudio Castro recebeu nesta quinta-feira (15), no Palácio Laranjeiras, o prefeito de Miguel Pereira, André Português, e um grupo de empresários lusitanos, sócios-proprietários do estabelecimento.

Castro ouviu diretamente do prefeito da cidade do Centro-Sul fluminense e dos empreendedores a intenção de aproveitar o fluxo de turistas no interior do estado para expandir as oportunidades de negócios, além de atrair novos investimentos e gerar mais empregos.

“Proprietários do restaurante de Portugal, com oito décadas de funcionamento no mesmo endereço, querem investir no nosso estado. Isso mostra o quanto o nosso trabalho está recuperando a credibilidade e mais: estamos abrindo oportunidades inéditas para a atração de investimentos, novos empregos e renda para a população fluminense”, afirmou o governador Cláudio Castro.
O estabelecimento foi fundado em 1941 por Álvaro Pedro e operava com uma seção de mercearia e outra de taberna, onde vendia sanduíches de leitão para os motoristas que circulavam em uma estrada de Portugal. Em 1949, Álvaro abriu o restaurante em um novo local, onde ele se encontra atualmente.
Pedro dos Leitões foi o primeiro restaurante do mundo a vender leitão assado à Bairrada. O prato é típico da região da Bairrada, tendo sido nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.
Incentivo ao turismo

Recentemente o Governo do Estado lançou o Plano estratégico Turismo RJ+10, que visa resgatar o protagonismo do Rio de Janeiro como vitrine do país. Entre outras atividades, a ação tem por objetivo investir US$ 100 milhões por ano na propagação do turismo fluminense.
O prefeito de Miguel Pereira, André Português, contou sobre a reunião onde foi decidido trazer o restaurante para a cidade. Ele contou que o estabelecimento irá ser temático e construído no Lago Javary, com uma parceria com o Grupo Mocellin, da churrascaria Mocellin.
"Com certeza quem ganhou aqui foi o estado do Rio com o aquecimento da economia, trazendo recursos novos e gerando empregos. É Miguel Pereira se transformando em uma nova cidade e uma nova opção para aquecer a economia do estado do Rio”, comemorou.
O prefeito também citou o projeto de fazer a cidade fluminense ser conhecida como “Gramado carioca”, em alusão ao famoso município do Rio Grande Sul. Recentemente foi inaugurado em Miguel Pereira o maior Parque dos Dinossauros do mundo.
Publicidade
Leia mais