A Avenida Radial Oeste, que circunda o Maracanã, passará a se chamar Avenida PeléPedro Ivo / Agência O Dia
Publicado 03/01/2023 20:30
Rio – Cariocas receberam com alegria, nesta terça-feira (3), a mudança de nome de um trecho da Avenida Presidente Castelo Branco, que corta o bairro do Maracanã, na Zona Norte da cidade, para Avenida Rei Pelé, anunciada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) em seu perfil no Twitter.
A ambulante Angélica Telles, de 41 anos, vestiu a camisa do Rei por conta do sepultamento do ex-jogador, em Santos, no estado de São Paulo, e reconhece o tributo ao legado de Pelé como importante para a história do Brasil e do futebol:
"Eu acho super justa essa linda homenagem ao nosso Rei Pelé. Ele foi muito importante para o nosso futebol, além de ter feito história no Maracanã. Posso dizer que (o Maracanã) era sua morada, lá dentro marcando seu milésimo gol. E ainda tem seu memorial com a bola e a rede desse gol ilustre", afirmou Angélica.
A mudança é marcada por dois simbolismos: a avenida em questão circunda o estádio, palco de grandes atuações de Pelé, como o seu milésimo gol, e leva o nome de um presidente da ditadura militar.
O tweet do Paes foi o estopim para diversas comemorações sobre a decisão.
"Merecido" foi o que um internauta destacou sobre a homenagem:
Já a escritora e vencedora do Prêmio Jabuti 2022 na categoria contos Eliana Alves Cruz afirmou nas redes sociais que este pode ser o fim de "uma encruzilhada das trevas", se referindo às esquinas Avenida Presidente Castelo Branco e Praça Presidente Emilio Garrastazu Médici, ambos presidentes na época da ditadura militar.

A repercussão da troca de nome foi internacional:

Após o anúncio, o prefeito Eduardo Paes abriu uma enquete em seu Twitter para verificar com a população se a preferência seria “Avenida Pelé” ou “Avenida Rei Pelé”. O termo chegou ao Trending Topics.

"Avenida Pelé não soa tão magnânimo quanto deve ser", foi o motivo de um perfil no Twitter votar por "Avenida Rei Pelé".
Durante velório do Rei, ocorrido nesta segunda-feira (2), o presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou que vai pedir a todos os países membros da federação ara nomear ao menos um estádio em homenagem ao ex-jogador.

A cerimônia de mudança de nome da avenida será realizada, nesta quarta-feira (4), às 15h, pelo prefeito, no Maracanã.
Publicidade
Leia mais