Publicado 03/01/2023 20:30
Rio – Cariocas receberam com alegria, nesta terça-feira (3), a mudança de nome de um trecho da Avenida Presidente Castelo Branco, que corta o bairro do Maracanã, na Zona Norte da cidade, para Avenida Rei Pelé, anunciada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) em seu perfil no Twitter.
"Eu acho super justa essa linda homenagem ao nosso Rei Pelé. Ele foi muito importante para o nosso futebol, além de ter feito história no Maracanã. Posso dizer que (o Maracanã) era sua morada, lá dentro marcando seu milésimo gol. E ainda tem seu memorial com a bola e a rede desse gol ilustre", afirmou Angélica.
A mudança é marcada por dois simbolismos: a avenida em questão circunda o estádio, palco de grandes atuações de Pelé, como o seu milésimo gol, e leva o nome de um presidente da ditadura militar.
O tweet do Paes foi o estopim para diversas comemorações sobre a decisão.
O tweet do Paes foi o estopim para diversas comemorações sobre a decisão.
"Merecido" foi o que um internauta destacou sobre a homenagem:
Já a escritora e vencedora do Prêmio Jabuti 2022 na categoria contos Eliana Alves Cruz afirmou nas redes sociais que este pode ser o fim de "uma encruzilhada das trevas", se referindo às esquinas Avenida Presidente Castelo Branco e Praça Presidente Emilio Garrastazu Médici, ambos presidentes na época da ditadura militar.
A repercussão da troca de nome foi internacional:
Após o anúncio, o prefeito Eduardo Paes abriu uma enquete em seu Twitter para verificar com a população se a preferência seria “Avenida Pelé” ou “Avenida Rei Pelé”. O termo chegou ao Trending Topics.
A cerimônia de mudança de nome da avenida será realizada, nesta quarta-feira (4), às 15h, pelo prefeito, no Maracanã.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.