Posse dos Deputados estaduais eleito pela 13° legislatura da ALERJ. Érica Martin/ Agência O Dia
Publicado 02/02/2023 14:53
Rio – A Justiça do Rio determinou, nesta manhã de quinta-feira (2), que a votação para o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) será por voto secreto e não aberto. A determinação partiu do presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.
Nesta quinta, às 15h, os 70 deputados estaduais escolherão um novo presidente para a Casa entre Rodrigo Bacellar e Jair Bittencourt, ambos do Partido Liberal (PL), dono da maior bancada da Alerj, com 17 membros. As informações são do Portal 'G1'.

Bacellar tem o apoio do governador Cláudio Castro, que também é filiado ao PL. Já Jair Bittencourt, é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, segundo o blog do Octávio Guedes. Os dois candidatos são, atualmente, secretários do governador: Bacellar é secretário de governo e Bittencourt de Agricultura.

A ação foi impetrada no TJRJ pelo deputado estadual Filipe Poubel (PL), que questionou uma modificação feita no regimento interno da Casa na época em que o presidente era o então deputado Sérgio Cabral (MDB).
Publicidade
Leia mais