É muito importante reforçar a retomada das doações de sangue, que não acontecem durante o feriadoDivulgação
Publicado 22/02/2023 16:00
Rio - O pós-Carnaval é um período preocupante para o banco de sangue do Instituto Nacional de Câncer (Inca), que costuma ficar com o estoque de plaquetas zerado. Por isso, é muito importante reforçar a retomada das doações de sangue, que não acontecem durante o feriado.
Para isso, o Inca, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e os padrinhos da campanha "Bloco da Solidariedade", Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus, receberão a imprensa e o público aos pés do cartão postal da cidade, nesta quinta-feira (23), às 7h. No mesmo dia, às 19h, a ação será finalizada com a iluminação do monumento em vermelho, cor que faz alusão ao sangue.

"Os feriados prolongados sempre acarretam baixa significativa nas doações, tanto durante o feriado, quando não temos coleta, quanto logo após o carnaval, quando começamos do zero os trabalhos, principalmente em relação à doação de plaquetas, que têm vida útil de apenas cinco dias", explica a chefe do Serviço de Hemoterapia, Iara Motta.

Desde 2005, o Bloco da Solidariedade é responsável por garantir o abastecimento dos estoques durante o carnaval. A iniciativa resulta em aumento de aproximadamente 45% no número de bolsas coletadas em relação à semana que antecede a campanha. Em 2019, foram obtidas mais de 640 doações graças à mobilização.

"Acredito que podemos fazer com que esse ano seja ainda mais produtivo. Estendemos a campanha exatamente para alcançar essa meta. Mas, para isso, contamos com a colaboração de todos os cariocas. A sua ajuda salva vidas", destaca Carlinhos.

Neste ano, o Inca fechou parceria com a Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro, a Sebastiana, e com a Rádio Saara, que divulgaram a causa antes do carnaval, quando o nível de coleta do Instituto estava 40% abaixo do ideal. Já a rede Kinoplex exibiu em seus cinemas, no Rio de Janeiro, vídeo da campanha sensibilizando o público.

"A folia está perto do fim, mas o Inca ainda precisa de você. Os pacientes não podem ter os tratamentos interrompidos, e esse é um período crítico para os estoques. Faça uma boa ação: doe sangue e plaquetas ao banco do Instituto", convida Ana Botafogo.

Doar sangue é seguro e qualquer pessoa com boas condições de saúde, entre 16 e 69 anos e pesando mais de 50 kg, pode ser doadora. O interessado não deve estar em jejum, mas precisa evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Os voluntários devem apresentar documento com foto, e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. No caso das doações de plaquetas, é necessário agendamento prévio através de contato telefônico.

O Banco de Sangue do Inca fica na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, Centro do Rio de Janeiro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h, exceto nesta quarta-feira (22), quando não haverá expediente. Mais informações pelos telefones: (21) 3207-1021 e (21) 3207-1580.
Publicidade
Leia mais