Cantora FortunaJoão Caldas
Publicado 19/03/2023 12:53
Publicidade
Rio - O FestRio, evento da comunidade judaica que já faz parte do calendário carioca, divulgou sua programação. O festival, que tem apoio da Secretaria Muncipal de Cultra do Rio, será dia 26 de março, domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita e atrações especiais - entre elas, a cantora Fortuna. Além de shows, haverá 80 barraquinhas, com temas diversos que vão do artesanato e cultura até comidas típicas árabes e israelenses.
Na tenda cultural, haverá palestras e quatro documentários inéditos, contando a história do surgimento do judaísmo pelo mundo. Na tenda infantil, muitas atividades lúdicas, com professores especializados e contadores de histórias. Além de escalada e tobogã infláveis para mais diversão. Outro espaço especial é o Pet, com brinquedos, produtos e animais para adoção.
"Vamos celebrar os 75 anos do Estado de Israel e da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj). Assim, a comemoração tem dupla motivação. A praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, receberá as cantoras Fortuna e Varda, o cantor Dani Flomin e sua banda, coral de crianças e grupos musicais jovens trazendo suas criações para o Festival de Música", conta o presidente Fierj, Alberto David Klein.
"Teremos grupos de dança, que se apresentarão com coreografias e roupas típicas das tradições judaicas", explica a diretora de Eventos da Fierj, Suzana Bennesby.

Valores
"Este é um evento organizado pela comunidade judaica com a proposta de alcançar todos na sociedade. Buscamos apresentar as nossas tradições e a cultura, transmitindo conhecimento. Esperamos, a partir dessa festa, construir pontes, diminuir o antissemitismo e fortalecer o nosso relacionamento com os demais segmentos sociais", pontua Klein.
Para o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, mais do que celebrar a história e a data, esta é uma oportunidade para cariocas e turistas conhecerem melhor a cultura e a gastronomia judaica e ainda entenderem a participação da comunidade na formação da identidade carioca. “A cultura judaica está presente em diversas manifestações e momentos do nosso cotidiano e de nossa história como cidade. Esse arcabouço precisa ser constantemente revisitado e reverenciado.”

Pela primeira vez no festival
A cantora e compositora brasileira de origem judaica e árabe Fortuna se apresenta pela primeira vez no FestRio. Com mais de 30 anos de carreira, ela iniciou sua trajetória com um repertório voltado para suas raízes; depois, através de pesquisa, fez com que sua música se tornasse ponte entre diversas religiões e culturas ao redor do mundo.
A artista venceu, em 1997, o Prêmio da Música Brasileira, com o álbum 'Mediterrâneo', que conquistou o Prêmio Sharp de Música como melhor disco produzido em língua estrangeira. Já recebeu indicações de premiação por trabalhos infantis, e em 2014 seu DVD 'Tic Tac' foi vencedor do Prêmio Governador de Estado (SP), pelo voto popular.
Em sua apresentação no FestRio, Fortuna vai ressaltar o encontro das culturas brasileira e judaica nas cirandas, dança de roda judaica, com seis músicas. No palco, Fortuna contará com a participação do grupo de dança da Sociedade Síndrome de Down do RJ. O show está previsto para as 16h. “Feliz por reencontrar meu público carioca. Escolhi a música como oxigênio e caminho de vida, pois ela não conhece fronteiras. Quero celebrar a paz, o entendimento entre as culturas, a diversidade através da música”, concluiu.

Dani Flomin: desde a primeira edição
O cantor e compositor Dani Flomin, o Pierre da série 'Mila no Multiverso', no Disney+, é veterano no FestRio. Com 21 anos, ele participa do evento desde sua primeira edição. Nesse show, vai apresentar cerca de 10 músicas, entre versões e autorais. O show está previsto para as 17h30. “O Festival é de extrema importância para a comunidade carioca em geral. Fico muito feliz de participar e poder inspirar tantas pessoas lá”, explicou Dani.

A programação completa está no Instagram @festriojudaicofierj/.

Serviço
FestRio, dia 26 de março, das 10h às 18h.
Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Entrada franca.
Publicidade
Leia mais