Senador Romário Faria abriu a mesa de debates ao lado da filha Ivy FariaDivulgação / Geraldo Magela / Agência Senado
Publicado 21/03/2023 17:18
Publicidade
Rio - O Dia Mundial da Síndrome de Down é celebrado nesta terça-feira, 21 de março. A comemoração, reconhecida pela ONU desde 2012, tem o objetivo de conscientização global para a garantia de que as pessoas com essa condição genética tenham as mesmas liberdades e oportunidades do que as outras. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, que causa a síndrome.
Em Brasília, o senador Romário Faria (PL) organizou um evento para celebrar a data, como costuma fazer desde que foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro, em 2011. Com o tema "Conosco, não por nós: Nós somos o que queremos", a festa ficou marcada por apresentações musicais, palestras e debates. O senador abriu a mesa falando sobre a filha Ivy Farias, que tem Síndrome de Down.
"Dizem que quando nasce um filho, nasce um pai. No parto da Ivy, eu já tinha sido pai cinco vezes, e a Ivy me fez renascer melhor. Aprendi que a vida é muito mais do que aparência, rótulos e no que o amor verdadeiro se baseia", disse o ex-jogador e hoje parlamentar.
"Estar aqui com vocês, fazendo essa festa todos os anos, é uma conquista nossa. O que queremos é ser feliz, e vocês estarem conosco, brigando por nossas conquistas", complementou Ivy.
Nas redes sociais, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck, comentou sobre a importância de comemorar a data. "Hoje é dia de dar visibilidade e protagonismo a todas as pessoas com a trissomia do 21. É dia de lembrar os agentes de saúde de saudar as mães pelo nascimento dos filhos. É dia de celebrar o nascimento de uma vida nova", publicou.
De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que um a cada 700 brasileiros nascem com a síndrome, totalizando cerca de 270 mil casos. Desde o nascimento, essas pessoas já apresentam características físicas ligadas a Síndrome de Down e atraso intelectual.
Publicidade
Leia mais