Publicado 22/03/2023 09:38
Rio - A Polícia Militar realiza, desde o início da manhã desta quarta-feira (22), operações em comunidades do Rio. Equipes atuam nas zonas Norte e Oeste da capital fluminense, além de em favelas de São Gonçalo, na Região Metropolitana; São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e Resende, no Sul do estado. Atualmente, diversas regiões estão conflagradas por guerras entre facções rivais e milicianos pelo controle territorial.
De acordo com a PM, houve ação do 3º BPM (Méier) nas comunidades do Flexal, no Engenho da Rainha, e do Juramentinho, em Tomás Coelho. No início da manhã, disparos foram ouvidos na região, mas não houve relatos de feridos, prisões ou apreensões. Também na Zona Norte, equipes do 9º BPM (Rocha Miranda) estão no Morro Jorge Turco, entre Coelho Neto, Colégio e Fazenda Botafogo, e na Palmeirinha e Mundial, em Honório Gurgel. Na última, um suspeito foi encontrado com uma pistola e drogas.
Na Zona Oeste, a operação do 14º BPM (Bangu) acontece nas comunidades da Vila Vintém; 77, Curral das Éguas; Light; Cosme e Damião; Jardim Novo; Rua I; Selvinha e São Bento, que ficam nos bairros de Realengo, Padre Miguel, Bangu, Magalhães Bastos e Jardim Sulacap.
Já o 27º BPM (Santa Cruz) realizou ação no Antares; Rola; Cesarão; Conjunto Habitacional Vila Paciência e Três Pontes, ambos em Santa Cruz. De acordo com o comando da unidade, a ação teve como objetivo impedir ações criminosas e desarticular grupos criminosos da região. Após abordagens a veículos suspeitos, foram recuperados três automóveis no bairro de Paciência e uma motocicleta com sinais de adulteração na identificação na Comunidade de Antares, onde dois homens foram detidos para averiguação. Além disso, na comunidade do Cesarão, em Santa Cruz, uma pistola calibre 9mm, equipamentos eletrônicos de comunicação móvel, um bloqueador de sinal geográfico e materiais de uso militar foram apreendidos.
Por fim, três centrais clandestinas de transmissão de sinal de TV e Internet, três aparelhos transmissores de sinal e 16 amplificadores foram arrecadados na ação. Ocorrências registradas na 36ªDP.
Por fim, três centrais clandestinas de transmissão de sinal de TV e Internet, três aparelhos transmissores de sinal e 16 amplificadores foram arrecadados na ação. Ocorrências registradas na 36ªDP.
Por conta das operações, duas escolas em Realengo foram impactadas, afetando 535 alunos. Em Padre Miguel, o fechamento de uma unidade prejudicou outros 401 estudantes, segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME). Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a Clínica da Família Padre John Cribbin Padre João, em Realengo, acionou o protocolo de acesso mais seguro e interrompeu o funcionamento. As CFs Faim Pedro, também em Realengo, e Bibi Vogel, no Engenho da Rainha, mantêm o atendimento à população, mas suspendeu atividades externas, como as visitas domiciliares.
Em São Gonçalo, o Complexo do Anaia, no bairro de mesmo nome, foi alvo de uma operação do 7º BPM (São Gonçalo). O objetivo da ação foi a desobstrução de vias públicas por meio da retirada de barreiras físicas, "barricadas" instaladas por criminosos em diversas ruas da região. No total, quatro acessos foram desobstruídos. Durante a ação, dois criminosos foram presos portando um revólver. Com eles, dois rádios comunicadores e grande quantidade de entorpecentes foram apreendidos
Em São João de Meriti, o 21º BPM (São João de Meriti) prendeu três suspeitos e apreendeu uma carabina, uma pistola, uma metralhadora, munições, rádios transmissores e drogas no Jardim Metrópole. As equipes também estão atuando na Vila Ruth, onde retiram barricadas.
Em Resende, no Sul Fluminense, a operação aconteceu na comunidade da Grande Alegria. Policiais militares do 37º BPM (Resende) contaram com o apoio do 5º Comando de Policiamente de Área (CPA). Quatro tonéis com cheirinho da loló, 94 pinos de cocaína, 89 trouxas de maconha, 33 pedras de crack, R$ 2.958,25 foram apreendidos. Os militares também recuperaram quatro carros e quatro motocicletas.
A Polícia Militar pede a colaboração da população para localizar criminosos e esconderijos de armas e de drogas pelo 190 ou pelo Disque Denúncia, nos telefones (21) 98849-6099; (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177,além do App Disque Denúncia RJ e também pelo inbox do Facebook e Twitter dos Portal dos Procurados. O anonimato é garantido.
Policiamento reforçado
Também nesta quarta-feira, PMs reforçam o policiamento ostensivo em algumas favelas cariocas. Policiais do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) realizam patrulhamento no Morro do Banco, no bairro do Itanhangá, na Zona Oeste. Na mesma região, militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) atuam na comunidade da Gardênia Azul, em Jacarepaguá. Equipes do BPChq também estão posicionados em pontos estratégicos no interior e no entorno do Jacarezinho, na Zona Norte. Veículos blindados dão apoio às equipes que estão no local.
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.