A entrada dos veículos no drive-thru é pela Avenida Venceslau Brás, ao lado Hospital Municipal Rocha MaiaEdu Kapps / SMS
Publicado 24/03/2023 16:03
Publicidade
Rio - O drive-thru montado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, oferece a vacina de reforço contra covid-19, com a Pfizer bivalente, para os grupos prioritários, compostos por idosos, gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção. 
Segundo a SMS, o serviço funciona em horário especial, de domingo a domingo, das 8h às 22h, e já vacinou 3 mil pessoas desde sua abertura, no dia 28 de fevereiro. A entrada dos veículos é pela Avenida Venceslau Brás, ao lado Hospital Municipal Rocha Maia.
Todas as pessoas do grupo prioritário estão aptas a receber a vacina bivalente no momento. Entre elas estão pessoas com deficiência permanente (PcD) com 12 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas.
Quem for se vacinar precisa ter recebido, pelo menos, duas doses de qualquer vacina contra a doença há quatro meses ou mais.
"O drive-thru é um sistema que facilita o acesso das pessoas com dificuldade de locomoção, mas está aberto a qualquer perfil de paciente, desde que esteja nos grupos aptos a receber a bivalente neste momento. Tem gente que vem até de táxi, porque é um serviço muito rápido. A pessoa recebe a vacina dentro do carro, com muita praticidade e conforto", afirma a coordenadora do Super Centro Carioca de Vacinação, Adriana Desterro.
A médica Marta Brasil, de 58 anos, foi uma das pessoas que passou pelo drive-thru de táxi e, como trabalhadora da saúde, não perdeu tempo e foi logo garantir a sua dose da bivalente. "Eu sou uma médica que acredita na ciência", disse ela.

O ortopedista Carlos Eduardo, 67, é morador da Tijuca e está com a perna quebrada. O amigo Albertus Ramalho se ofereceu para levá-lo ao drive-thru. "Meu amigo já conhecia o local e me trouxe aqui pela facilidade na condição que eu estou", explicou Carlos Eduardo.

A assistente social Valéria Pimentel, 59, arranjou um tempo no meio do expediente e levou mais duas amigas para se vacinarem no drive-thru. Para quem vive na correria do dia-a-dia, ela definiu o serviço em três palavras: “Ótimo, rápido e prático!”.
Além do drive-thru, 237 unidades de Atenção Primária do município realizam a vacinação em domicílio para idosos, pessoas com deficiência e com comorbidades acamados. Para isso, é necessário que um familiar entre em contato com a unidade de saúde de referência solicitando o serviço. A SMS informou que a vacinação será agendada conforme cronograma da unidade, em até 30 dias.
Super Centro Carioca de Vacinação
O Super Centro Carioca de Vacinação (SCCV), em Botafogo, é dedicado exclusivamente aos serviços de imunização, com funcionamento para vacinas de rotina de domingo a domingo, das 8h às 22h, para ampliar o acesso da população. A unidade está instalada no prédio histórico ao lado do Hospital Municipal Rocha Maia e tem capacidade de 600 atendimentos por dia.
Publicidade
Leia mais