Busto de bronze de Sarah Kubitschek, obra da artista plástica Mazeredo, foi roubado de praça em Copacabana, Zona Sul do RioDivulgação
Publicado 25/03/2023 15:09 | Atualizado 25/03/2023 15:34
Publicidade
Rio – Um busto de bronze de Sarah Kubitschek (1908-1996) foi furtado, na madrugada desta sexta-feira (24), de uma praça que leva o nome da ex-primeira-dama do Brasil, no bairro de Copacabana, na Zona Sul. A entrada da praça fica na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, na altura do número 1120. 
Da obra, restou apenas a base em resimármore verde, inspirada nas ondas do mar de Copacabana que a Dona Sarah adorava. O material mais barato, uma espécie de mistura de resina e pó de mármore, não tem valor comercial no mercado clandestino de metais.
O monumento criado pela artista plástica Mazeredo foi inaugurado em 1999, fruto de uma iniciativa da Associação Cultural Sarah Kubitschek, em homenagem a sua patronesse. A cerimônia contou com a presença de Maristela, filha de Sarah com o ex-presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976).
"Muito triste! Não respeitam nada! Lamento! Tenho esperança que as autoridades recuperem a obra que é do povo da cidade do Rio de Janeiro", desabafou a artista, em entrevista ao DIA. Ela ainda é autora de outras esculturas no município, como o Tributo a Zuzu Angel, em São Conrado, também na Zona Sul, e o Monumento Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, Zona Oeste.
A Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva) disse em nota que "está ciente do furto de parte do monumento a Sarah Kubitschek, em Copacabana, e vai entrar em contato com a Mazeredo para avaliar as condições para a reprodução da peça".

Procurada, a Polícia Civil informou que a 13ª DP (Ipanema) instaurou um procedimento para apurar o fato e identificar a autoria do crime.
Publicidade
Leia mais