Policiais militares mantêm contato direto com associações de moradores, clubes, igrejas e comérciosDivulgação
Publicado 27/03/2023 15:21 | Atualizado 27/03/2023 15:43
Publicidade
Rio - A Polícia Militar lançou, na manhã desta segunda-feira (27), mais 12 módulos do programa Bairro Presente. A ação aconteceu em eventos simultâneos e a novidade vai mobilizar, diariamente, 94 policiais militares e 35 viaturas para patrulhar as vias públicas e manter contato permanente com as comunidades locais.
De acordo com a PM, com essa expansão do projeto de segurança pública, ele passará a contar agora com 49 módulos, atuando em áreas de 21 batalhões da região metropolitana e do interior, com o emprego diário de 390 policiais militares.
As 12 novas localidades contempladas são: Engenhão (Museu do Trem), Central do Brasil (Estação D. Pedro II), Maracanã (embaixo da passarela do metrô), Bonsucesso (Praça das Nações), Madureira (Estrada do Portela), Freguesia (Estrada de Jacarepaguá), Vila Valqueire (Praça Saiqui), Vicente de Carvalho(Praça Aquidauana, Irajá (Avenida Brás de Pina), Centro de São de Meriti (Praça da Matriz), Centro de Belford Roxo (Rua José Haddad) e o bairro de Governador Portela, no município de Miguel Pereira (sede da 2ª Cia do 10º BPM).
Concebido a partir do conceito de polícia de proximidade, o Bairro Presente consiste na instalação de módulos, nos quais equipes de policiais militares especializadas mantêm contato direto com a comunidade local, incluindo associações de moradores, clubes, igrejas e comércios, entre outros.
"A expansão do programa Bairro Presente representa um avanço muito importante na estratégia de aprofundar a aproximação de nossa Corporação com as comunidades dos bairros. O contato permanente dos policiais com moradores e lideranças comunitárias tem reflexos muito positivos na prevenção e consequentemente na redução de delitos", afirmou o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.
Lançado oficialmente em 14 de junho de 2021, o Bairro Presente foi se expandido e já está consolidado como um programa de segurança preventivo de grande eficiência. Cada módulo tem um coordenador, responsável pelo contato direto com as lideranças comunitárias via WhatsApp, e com três viaturas que circulam 24 horas por dia pelas ruas da área demarcada do bairro.
Além das novas áreas contempladas, o projeto já vem atuando em outros 37 bairros e/ou localidades, e empregando diariamente 296 policiais. São eles: Abelardo Bueno, Água Santa, Alto Leblon, Av. das Américas (do terminal Alvorada até a estação do BRT Salvador Allende), Bangu, Barrinha, Cachambi, Campo Grande 1, Campo Grande 2, Cascadura/Quintino, Itaipuaçu (Maricá), Itanhangá, Jardim Guanabara, Leme, Madureira, Magalhães Bastos/Mallet, Marapendi, Marechal Hermes, Olaria, Oswaldo Cruz/Campinho, Padre Miguel, Pavuna, Penha, Península, Portuguesa, Praça da Bandeira, Ramos, Realengo, Rua Teresa (Petrópolis), Santa Teresa, São Conrado, São Cristóvão, Sulacap, Urca, Vargem Grande, Vargem Pequena e Vila da Penha.
Publicidade
Leia mais