Funcionários da concessionária concluem reparo na adutora do Lameirão, que se rompeu, em SantíssimoReginaldo Pimenta / Agência O Dia
Publicado 28/03/2023 15:02
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Rio - O Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania, notificou a concessionária de água e esgoto Rio + Saneamento para que apresente esclarecimentos sobre o rompimento de uma adutora de água, no sábado passado (25), no bairro de Santíssimo, Zona Oeste. O acidente deixou, pelo menos, cinco pessoas feridas e mais de 250 afetadas.
O rompimento ocorrido na Estrada do Lameirão, na altura da Estrada da Posse, causou alagamento e destruição de diversas casas e lojas, inundação de ruas do entorno e desabastecimento e alteração no fornecimento de água em bairros próximos. À época, a Rio + Saneamento informou que, pela necessidade do desligamento da Nova Elevatória Lameirão, pelo menos sete bairros poderiam ter o abastecimento afetado. O vazamento foi contido no fim da manhã de sábado.
Segundo o relatório de cadastro e acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), que esteve no local identificando as necessidades das famílias e fazendo o cadastramento de pessoas que perderam documentos, três imóveis, dos 42 vistoriados, tiveram danos estruturais. Os moradores perderam, de forma parcial ou integral, móveis, equipamentos domésticos, mantimentos e vestuários. No momento, ainda há bairros da região com abastecimento de água comprometido e 28 famílias desalojadas.
Devido à falha na prestação do serviço aos consumidores cariocas com o desabastecimento de água, o Procon Carioca solicitou esclarecimentos para as seguintes questões:
1) O que causou o rompimento da adutora?
2) Foi realizado reparo na área em que aconteceu o incidente? Levou quanto tempo para a conclusão do serviço?
3) Quantos consumidores da cidade do Rio de Janeiro tiveram o fornecimento de água interrompido?
4) A distribuição de água levou quanto tempo para ser normalizada?
5) A companhia adotou alguma medida para mitigar ou reparar os danos causados aos consumidores que ficaram sem acesso à água, em função do rompimento da adutora?
6) Como foi realizado o auxílio às famílias que tiveram seus imóveis afetados pelo alagamento?
7) Qual procedimento será adotado para realizar o ressarcimento dos bens afetados pelo alagamento? Qual o prazo máximo para o ressarcimento?
8) Quantas reclamações foram registradas nos canais de atendimento da Companhia?
Segundo o diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa, a equipe continuará fiscalizando os problemas causados e também receberá reclamações em seus canais de atendimento.
"É importante os responsáveis prestem os devidos esclarecimentos, e que a população informe sobre seus prejuízos. O Procon Carioca vai acompanhar todo o processo. Além da Central 1746 e das redes sociais, disponibilizamos o e-mail atendimento.proconcarioca@rio.rj.gov.br para que o cidadão possa entrar em contato com a nossa gerência de atendimento", disse o diretor.
Na ocasião do rompimento, a prefeitura montou uma base operacional em Santíssimo para atender as vítimas. Assim que soube do acidente, o prefeito Eduardo Paes cancelou agendas e seguiu para o local. Ao lado dos secretários da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, da Assistência Social, Adilson Pires, e de representantes de órgãos operacionais, ele visitou moradores de diversas casas invadidas pela água. Em seguida, determinou a imediata atuação dos órgãos municipais para fiscalizar a atuação da concessionária na indenização dos prejuízos causados à população.
"Estamos aqui ajudando numa questão emergencial. Por muita sorte, não aconteceu nada mais grave, não perdemos nenhuma vida. Vamos tirar água com bomba de sucção e a Comlurb vai ajudar na limpeza das casas. O time está todo mobilizado, vamos ficar aqui acompanhando até que tudo seja resolvido", disse o prefeito Eduardo Paes.
Profissionais da saúde também estiveram no local prestando assistência a quem precisou e verificando quais moradores perderam medicamentos de uso regular para realizar a devida reposição, além de realizarem ações preventivas e de mitigação de doenças provocadas pela água.
No domingo (26), dia seguinte ao incidente, a situação das famílias que tiveram suas casas inundadas seguia dramática. O chão repleto de lama, a falta de água para limpar os imóveis e a incerteza quanto ao futuro eram as principais queixas dos moradores da Estrada do Lameirão.
A concessionária Rio + Saneamento afirmou, à época, que prestará auxílio a todas as famílias impactadas na Estrada do Lameirão. Em caso de dúvidas, os moradores dessas localidades podem contar com os canais de atendimento da concessionária: o telefone 0800 772 1025, que oferece a possibilidade de envio de mensagem via WhatsApp; o aplicativo Cliente Rio+ e o site riomaissaneamento.com.br.
Procurada pela reportagem do DIA para se manifestar sobre a cobrança do Procon Carioca, a Rio + Saneamento disse em nota que "recebeu a notificação, na tarde desta terça-feira (28), e responderá aos esclarecimentos solicitados pela autarquia no prazo determinado. A concessionária destaca que segue prestando toda a assistência necessária às famílias impactadas".
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