Publicado 29/03/2023 17:37 | Atualizado 30/03/2023 11:58
Rio - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta quarta-feira (29), uma ação de promoção de saúde e prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya) na Praça Afonso Pena, na Tijuca, Zona Norte do Rio. A ação contou com atividades físicas e educativas, aplicação da vacina contra covid-19 e visitas domiciliares para eliminação de possíveis focos do mosquito.
As atividades fizeram parte de uma ação conjunta com a Subprefeitura da Grande Tijuca, a Central 1746 e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. A SMS participou das ações com 55 profissionais da Coordenadoria Geral de Atenção Primária local e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental.
Sem coragem para procurar a sua unidade de saúde de referência para tomar a dose de reforço contra covid-19, Maria José Lima, de 69 anos, viu na tenda montada na praça e aproveitou a oportunidade para colocar a caderneta em dia. "Quando eu vi que tinha uma tenda aqui, pertinho de casa, não perdi a oportunidade. Vim correndo me vacinar", disse ela.
Os agentes da vigilância em saúde (AVS) fizeram abordagem educativa em estandes na praça, com materiais de apoio para tirar dúvidas da população sobre os cuidados necessários para evitar a presença do Aedes aegypti. Além disso, houve prática de exercícios físicos com mais de 130 alunos do Programa Academia Carioca. Ao todo, 57 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 no local.
Os agentes de vigilância em saúde também visitaram 193 imóveis e eliminaram ou trataram 156 recipientes que poderiam servir de criadouro de mosquitos. Seis focos do mosquito da dengue foram encontrados e eliminados.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.