Daiane de Paula, de 18 anos, é mais nova aluna de Gestão Ambiental na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)Divulgação/Ascom Seas
Publicado 03/04/2023 15:51 | Atualizado 03/04/2023 16:00
Publicidade
Rio - A estudante Daiane de Paula, de 18 anos, foi aprovada este ano no vestibular do curso que desejava e se formou no Ambiente Jovem, maior programa de educação ambiental do país. A mais nova aluna de Gestão Ambiental na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) ingressou no programa em julho de 2022 e então descobriu seu interesse pelo meio ambiente.

Segundo Daiane, o interesse pelo programa surgiu da vontade em participar de uma iniciativa inovadora e construir novas ideias. “Eu tinha uma mente um pouco fechada antes do Ambiente Jovem, tinha aquela ideia de que meio ambiente era só árvores e plantas, e ali eu entendi que é muito mais que isso. Foi uma ótima oportunidade de absorver conteúdo e de descobrir coisas novas”, disse .
Lançado em março do ano passado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), o Ambiente Jovem já contou com cerca de cinco mil alunos desde sua estreia. Agora, a iniciativa tem colhido os frutos dessa trajetória.

O Ambiente Jovem é uma iniciativa voltada para jovens de 16 a 24 anos e tem como objetivo formar agentes de transformação ambiental e social em suas comunidades. Ao longo dos nove meses de formação, os alunos são apresentados à sustentabilidade, além de contarem com aulas práticas, externas, visitas de campo e participação em eventos de alcance internacional.

Desde a sua estreia, a iniciativa já contou com 141 Núcleos de Pertencimentos (NUPS) espalhados por 41 cidades do território fluminense, e cinco mil estudantes ativos. Após duas cerimônias de conclusão do curso, a iniciativa conta hoje com cerca de 2.600 alunos ativos e 72 NUPS espalhados por todo o estado.
Recentemente, o Governo do Estado anunciou a continuidade do programa e, em breve, divulgará mais informações sobre o novo ciclo.
 
Publicidade
Leia mais