Publicado 09/04/2023 12:14
Rio - O planejamento de segurança da Polícia Militar para o jogo entre Flamengo e Fluminense, às 18h deste domingo (9), contará com um sistema eletrônico de inteligência nas catracas capaz de identificar foragidos da Justiça e acesso irregular de torcedores no Estádio do Maracanã. A corporação mobilizará um efetivo de 750 agentes.
Desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o sistema das catracas estará conectado ao Banco Nacional de Mandado de Prisão (BNMP). Com isso, o nome do comprador do ingresso é pesquisado automaticamente, possibilitando a identificação de pessoas com mandados de prisão em aberto. O mecanismo também detecta bilhetes adquiridos nas mãos de cambistas, impedindo o acesso de quem adquirir o ingresso de maneira irregular.
Os batalhões operacionais da PM nas proximidades do Maracanã vão patrulhar os acessos do estádio antes, durante e depois da partida. Locais de concentração de torcidas em outros bairros também contarão com o patrulhamento.
De acordo com a corporação, o esquema de segurança será feito pelo Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos (RCECS) e Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom), além do 6º BPM (Tijuca).
O deslocamento de público também será monitorado pelo Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e do Grupamento de Policiamento Ferroviária (GPFer).
"Cabe informar que a Polícia Militar estará atenta à movimentação de possíveis membros de torcidas organizadas que estão impedidas de acessar o estádio, conforme determinação judicial, e atuará mediante o novo regulamento, dentro da esfera de sua competência", disse a PM, em nota.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.