Inauguração de obras de urbanização do parque linear da Avenida Isabel Domingues, na Gardênia AzulMarcelo Piu / Prefeitura do Rio
Publicado 14/04/2023 16:43 | Atualizado 14/04/2023 19:42
Publicidade
Rio - O vereador Marcelo Diniz (Solidariedade) entrou, na manhã desta sexta-feira (14), com uma representação no Ministério Público do Rio contra a Subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). O motivo é uma obra que afetou ambulantes no calçadão da Avenida Isabel Domingues, na Gardênia Azul, em Jacarepaguá. O parlamentar afirma que, após a remoção de 198 barracas em 2021, comerciantes beneficiados com 50 quiosques foram escolhidos sem respeito ao princípio de impessoalidade.
Vereador Marcelo Diniz afirma que recebeu pedidos de ajuda de comerciantes - Arquivo/Agência O Dia
Vereador Marcelo Diniz afirma que recebeu pedidos de ajuda de comerciantesArquivo/Agência O Dia


A representação foi protocolada durante a manhã de forma física, conforme a reportagem apurou com o gabinete do vereador. Na ação, Diniz aponta que, em 10 de agosto de 2021, a Subprefeita Talita Galhardo, em conjunto com a Seop, removeu 198 ambulantes e destruiu estruturas no local. O parlamentar afirma que foi procurado pelos comerciantes que lhe pediram ajuda para resolver o problema.

Diniz ressalta que solicitou a reurbanização no local com o reassentamento dos trabalhadores que tiveram as bancas destruídas. Segundo ele, a prefeitura atendeu ao pedido e determinou a reforma. No entanto, foram instalados cinquenta quiosques, onde segundo Diniz, havia 198 barracas e boxes à época das remoções.
A subprefeita de Jacarepaguá, Talita GalhardoReprodução / redes sociais

Em publicações no Diário Oficial do Município, a Subprefeitura de Jacarepaguá e a Seop divulgaram os beneficiários dos novos quiosques em 17 de janeiro deste ano. O vereador Marcelo Diniz aponta que a lista foi modificada posteriormente em 24 de fevereiro e 2 de março.

"As modificações (nas listas) foram efetuadas após o representante (Marcelo Diniz) apontar inúmeras irregularidades em detrimento do princípio da impessoalidade". O vereador afirma que oito dos nomes que receberam quiosques "nunca tiveram qualquer tipo de boxes ou barracas naquela localidade".
Procurada, a Subprefeitura de Jacarepaguá indicou que a Seop fosse acionada, o que foi feito. A reportagem também procurou a Prefeitura do Rio, mas não obteve retorno até a publicação deste texto. O espaço está aberto para manifestação.

Mal-estar em inauguração das obras

A cerimônia de reinauguração do local foi palco de mal-estar. A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, foi repreendida publicamente pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), após intervir em uma conversa entre o chefe do executivo e Diniz.

Marcelo Diniz exerce seu primeiro mandato como vereador do Rio. Ele assumiu a cadeira em junho de 2021 após Dr. Jairinho ter o mandato cassado. Antes da vereança, Diniz foi presidente da associação de moradores da Muzema. A subprefeita Talita Galhardo é uma adversária política por atuar na mesma região de influência do vereador. 
Publicidade
Leia mais