Arquidiocese do Rio instituiu 2023 como ano do Santo GuerreiroVictor Bastos / Agência O Dia
Publicado 23/04/2023 05:00
Publicidade
Rio - A Igreja de São Jorge, no Campo de Santana, no Centro do Rio, espera receber número recorde de devotos durante a primeira festa pós-pandemia do dia do padroeiro, neste domingo (23). Para comportar os milhares de fiéis, a paróquia contará com um grande palco na Avenida Presidente Vargas, onde acontecerão a Alvorada e missas de hora em hora. São Jorge é padroeiro do estado e teve 2023 instituído como seu ano pela Arquidiocese do Rio.

No domingo, a programação começa antes do sol nascer. Às 5h, militares do Corpo de Bombeiros tocarão o clarim, que marcará o início da Alvorada de São Jorge, em frente à Biblioteca Nacional, no palco montado na Avenida Presidente Vargas. A partir das 8h serão realizadas, de hora em hora, as missas campais. A última deve ocorrer às 16h. Para encerrar as atividades, às 18h, acontecerá a missa solene, que será realizada dentro da Igreja de São Jorge, pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.

O padre Wagner Toledo, pároco da Igreja de São Jorge, destaca que o tema da festa deste ano chama-se 'São Jorge e a missão nossa de cada dia'. "Os fiéis estão com muita sede para este momento, pois é a primeira festa desde a pandemia. Todos nós devemos ser agentes de esperança, amor e paz aonde estivermos, seja em casa ou no trabalho, por exemplo. Essa é a nossa missão de cada dia", afirma.

O padre ainda faz um apelo aos fiéis para que doem à paróquia. Segundo ele, o telhado precisa de reparos e as infiltrações danificam a pintura da igreja Além disso, a parte elétrica precisa ser modernizada. "Ao final do meu mandato de três anos, espero restaurar a imagem de São Jorge, com nova pintura e novas armaduras", garante.
Infiltrações na igreja estão danificando a pintura - Victor Bastos / Agência O Dia
Infiltrações na igreja estão danificando a pinturaVictor Bastos / Agência O Dia
Durante o dia haverá a missa dos devotos, que acontecerá em três horários: 8h, 10h e 12h. Além disso, a procissão vai, a partir das 17h, percorrer o Centro, com início no Corpo de Bombeiros, em seguida passará pelo Hospital Souza Aguiar, para orações aos enfermos, percorrerá a Central do Brasil, e finalizará na Igreja de São Jorge.

Os fiéis que quiserem comprar alguma lembrança do Santo Guerreiro, poderão encontrar nas barraquinhas da igreja produtos e imagens. Dona Vilma, responsável pelas barraquinhas há quase 30 anos, diz que essa será a festa mais calorosa e com mais devoção de todas. Para ela, a moedinha de São Jorge é o produto mais vendido. Segundo a tradição, a moedinha deve ser guardada dentro da carteira, e trocada de ano em ano. "São Jorge matou o seu dragão, e nós temos que matar os nossos todos os dias. Meu lema é nunca perder a fé", diz Vilma.

A Igreja de São Jorge fica na Rua da Alfândega, 382, no Centro e funcionará das 4h até as 20h. Os fiéis que não comparecerem à festa, poderão acompanhar a transmissão pelo Instagram, na página @igrejadesaojorgerj.
Programação da Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino
A Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino, Zona Norte do Rio, espera receber cerca de 1,5 milhão de fiéis durante as celebrações do dia do Santo Guerreiro. 
No domingo, a programação começa bem cedo. A igreja dará início aos festejos às 3h30 com um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Logo em seguida, por volta das 4h, a fachada ganhará novas cores com um espetáculo de projeção mapeada e show de luzes. A apresentação antecede a tradicional queima de fogos e a missa solene da Alvorada de São Jorge, às 5h.
Como em todos os anos, a Igreja Matriz vai receber autoridades civis e militares para a missa celebrada pelo arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta. O governador do Rio, Cláudio Castro, e o prefeito Eduardo Paes, estão entre os convidados.

Durante todo o dia haverá missa de hora em hora. A concentração para a procissão terá início às 15h, com a oração do santo terço. Em seguida, às 16h, a imagem será transladada pelas ruas do bairro de Quintino.
Para encerrar as homenagens ao Santo Guerreiro, haverá apresentação do grupo de teatro formado por jovens da igreja, com missa de encerramento às 20h30. A Igreja Matriz de São Jorge fica na Rua Clarimundo de Melo, 769, Quintino.
* Reportagem do estagiário Victor Bastos, sob supervisão de Thiago Antunes
Publicidade
Leia mais