Publicado 04/05/2023 15:31
Rio - Passageiros e motoristas da empresa de transporte por aplicativo 99 podem, a partir desta sexta-feira (5), acionar o atendimento de emergência da Polícia Militar por meio de um botão instalado em seus aplicativos. A iniciativa, que passou por três dias de testes, funcionará, inicialmente, apenas na cidade do Rio.
O projeto é resultado de um termo de cooperação assinado no final do ano passado entre a Secretaria de Estado da Polícia Militar e a empresa. A integração de sistema permitirá que usuários ou motoristas entrem em contato direto com os operadores do Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom), responsável pelo Serviço 190. As equipes de atendimento do Cecopom já realizaram treinamento de capacitação para operar com o novo sistema.
O botão de emergência estará na tela do celular do usuário e do motorista assim que houver a confirmação da corrida. Quando o botão for acionado, em situações que necessitem de intervenção policial, os operadores do serviço 190 vão receber em tempo real a localização do veículo e os dados da viagem em que foi originada a chamada, como também o nome do motorista e do passageiro.
De acordo com a empresa, o projeto permite uma resposta ainda mais rápida e precisa da força policial. A 99 opera tanto em táxis convencionais quanto em veículos particulares cadastrados.
"A parceria com a 99 é um novo e importante passo da Polícia Militar na sua estratégia de prestar um serviço de segurança pública mais ágil e efetivo aos cidadãos, empregando de forma crescente ferramentas digitais", disse o secretário de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.
Depois de consolidado na capital, a parceria SEPM e 99 vai se expandir para as demais regiões do estado. Para a diretora de segurança da empresa, Tatiana Scatena, a parceria reforça ainda mais o compromisso da empresa de oferecer uma viagem segura.
"A 99 trabalha continuamente para oferecer uma opção segura de mobilidade para passageiros e motoristas e, essa parceria com a SEPM, reforça esse compromisso. Desde 2018, oferecemos o recurso do botão de emergência aos usuários e essa atualização oferece ainda mais proteção durante as corridas", afirmou Tatiana.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.