Transtornos na Estrada São Domingos Sávio, no Bairro de Santa CruzArquivo pessoal
Publicado 07/05/2023 13:12
Publicidade
Rio - Ruas esburacadas, lamaçal na chuva e até aparecimento de gigogas – plantas aquáticas que se desenvolvem no meio ambiente contaminado. Essa é a realidade de moradores do bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Segundo relatos enviados ao DIA, a Estrada São Domingos Sávio foi abandonada pela Prefeitura do Rio após um projeto de pavimentação na região. Eles alertam para o risco com crianças, idosos e animais quer circulam no local.
"Crianças pequenas têm dificuldade de ir para escolas, sobretudo nos dias de chuva. Idosos também passam por grande transtorno quando necessitam de cuidados médicos. Nós evitamos sair de casa, pois quando chove é o lamaçal, quando não, é ventania de poeira e lixo acumulado no meio das ruas", explica o morador Sinvaldo do Nascimento.
O transtorno com a falta de pavimentação e chuva é tanto que houve até o aparecimento de gigogas na via. "As valas que cortam a Estrada São Domingos Sávio estão cobertas pelo matagal ou assoreadas com a fácil proliferação de gigogas. Bueiros estão sem tampa, causando riscos para as pessoas, automóveis que circulam no local e até mesmo aos animais. Cães soltos nas ruas disputam o lixo com urubus", disse.
Ainda de acordo com Sinvaldo, placas com indicação de obras foram instaladas em vias públicas da região, mas nada foi realizado até o momento. Os avisos indicam que a obra levaria entre 450 e 540 dias, mas nenhum funcionário ou equipamento foi visto. Para ele, os moradores já perderam a esperança de que algo vá ser feito. 
"A Prefeitura promete porém não cumpre nem mesmo o que consta das placas de indicação de obras. Nelas, estão os nomes dos órgãos e técnicos responsáveis, mas não vimos nenhum sinal de obra, nem materiais, nem equipamentos, nem máquinas e muito menos operários. Os moradores já não acreditam mais e muitos perderam a esperança", finalizou Sinvaldo.
Procurada pelo DIA, a Prefeitura do Rio informou , por meio da Secretaria de Infraestrutura, que "a obra do Bairro Maravilha São Domingos Sávio foi licitada e segue os trâmites administrativos para o início das obras. A previsão é que comecem no segundo semestre deste ano".
Publicidade
Leia mais