Publicado 16/05/2023 14:58 | Atualizado 16/05/2023 15:46
Rio - A Prefeitura do Rio apresentou, nesta terça-feira (16), o projeto da primeira arena pública de games e jogos eletrônicos do Brasil. A Arena Gamer terá capacidade para 100 pessoas e será montada dentro da Nave do Conhecimento do Engenhão, no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio.
De acordo com a prefeitura, o espaço receberá competições de pequeno porte e torneios regionais de esportes eletrônicos, também conhecidos como e-sports. Dessa forma, o projeto tem o objetivo de se tornar um polo de inclusão, aprendizagem e transformação social para os visitantes.
"A nossa aposta é estimular um monte de carioca que está começando a entrar nessa área a ter condições de disputar com qualquer um. A Nave do Conhecimento é isso, ela diminui as desigualdades. O game é uma grande oportunidade de entrar no mundo da tecnologia. É também um enorme potencial educacional e de geração de renda. Uma indústria hoje muito mais forte do que as redes de streaming. Queremos que a cidade do Rio seja precursora no apoio ao e-sports e, por isso, temos orgulho de colocar aqui a primeira arena pública de games", disse o prefeito Eduardo Paes.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Coordenação de Games e e-sports, que faz parte da Casa Civil municipal.
Durante o evento de apresentação, foi mostrado um vídeo do projeto da arena, que tem capacidade para receber dois times de até cinco jogadores. A intenção é de que o espaço seja utilizado pelos cariocas envolvidos com esportes eletrônicos, tanto para torneios locais quanto como centro de treinamento para novas equipes.
A Arena Gamer terá um estúdio de transmissão, de onde serão televisionadas e narradas as competições de e-sports; camarins para os times; área para equipe técnica, responsável pelo suporte aos eventos; um telão de LED para transmissão das partidas; arquibancada e um piso elevado para os competidores. O equipamento de transmissão também possibilitará apresentações ao vivo.
"Esta é a primeira Arena Gamer pública do Brasil. Vamos dar oportunidade para todo mundo poder entrar nesse mundo novo dos games e do e-sports, que são os esportes virtuais eletrônicos. Aqui na Nave do Conhecimento do Engenhão estamos inaugurando esse espaço para dar acesso a competições de games para todas as pessoas, que é algo que já existe em outros lugares, mas não de uma forma pública, gratuita e acessível para todo mundo", afirmou a secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.
O projeto também inclui interação para pessoas que não tem contato com o cenário competitivo dos e-sports. Está prevista a criação de uma área de simuladores, com óculos de realidade virtual que permitem a imersão no ambiente digital por meio de imagens 360º. Um outro espaço, chamado Retro Games, possibilitará o contato dos visitantes com jogos clássicos de videogames.
"Aqui vai ser um lugar em que a gente vai apoiar o pequeno e médio evento, nacional e regional, para democratizar essa área e levar para todo carioca. Mais do que isso, uma arena como essa é também uma janela para a nova era da economia criativa. Uma arena de games não é só composta de jogadores, ela também forma narrador, comentarista, etc...", ressaltou o coordenador de Games e e-Sports da Prefeitura, Chandy Teixeira.
O estudante Matheus Valerio, de 13 anos, ficou empolgado com a construção da Arena Gamer. Quando era aluno da Nave do Conhecimento do Engenhão, o adolescente desenvolveu um game e se destacou em um evento na Casa Firjan, recebendo uma bolsa de estudos para aperfeiçoar suas habilidades.
"Acho essa proposta muito interessante porque muitas pessoas vão poder usa a Arena Gamer, na parte de cima aqui da Nave do Conhecimento. Um dos meus objetivos é disponibilizar o jogo que estou desenvolvendo para todo mundo poder jogar, disputar campeonatos e, principalmente, se divertir", disse Matheus.
A Nave do Conhecimento do Engenhão já oferece cursos de tecnologia e uma lan table para usuários utilizarem internet banda larga. Além da Arena Gamer, está prevista a criação de outros espaços, como uma incubadora de startups, um coworking para reuniões e uma área para produção de conteúdo.
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