Publicado 23/05/2023 19:16
Rio - Um projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) determina que partidas esportivas sejam interrompidas ou encerradas em casos de condutas racistas praticadas por qualquer pessoa que esteja no local. Batizada de 'Vinicius Jr. de Combate ao Racismo', a medida sugere uma série de ações punitivas e educativas com intuito de que as atitudes preconceituosas sejam eliminadas das arquibancadas do estado.
O projeto foi protocolado pelo deputado estadual Professor Josemar (Psol) e orienta que os cidadãos informem sobre a conduta racista a qualquer autoridade do estádio. Em seguida, o fato deve ser encaminhado ao Ministério Público, Defensoria Pública e outras entidades. Por fim, o PL determina a divulgação obrigatória de campanhas educativas antirracistas nos intervalos das partidas.
"Venho me somar a uma rede de solidariedade ao jogador. Por meio de uma política intitulada Vinicius Jr. de Combate ao Racismo, a proposta busca enfrentar as posturas racistas com a possibilidade de obrigar as autoridades a seguir um rito que propiciará o poder público não ser anuente com essas práticas", explicou Professor Josemar, presidente da Comissão de Combate às Discriminações da Alerj.
O projeto será analisado pela Alerj e segue para a sanção do governador Cláudio Castro.
Medalha de Tiradentes
Professor Josemar também propôs a entrega da Medalha Tiradentes, maior honraria do Poder Legislativa Estadual, ao Vinicius Júnior como uma forma de dar força ao jogador. Tanto o deputado quanto o atleta são nascidos e criados em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.
Ao longo do ano, Vinicius foi alvo de racismo na Espanha, onde atua pelo Real Madrid. No último sábado, torcedores do Valencia entoaram cantos para chamar o jogador de 'macaco'.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.