Perícia colhe material em árvores na Rua Afonso Pena, na TijucaCléber Mendes/Agência O Dia
Publicado 25/05/2023 20:18 | Atualizado 25/05/2023 21:33
Publicidade
Rio - A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) informou, nesta quinta-feira (25), que o laudo técnico feito em abril em árvores na Tijuca, Zona Norte do Rio, deu positivo para a presença de veneno. O caso foi denunciado por moradores da Rua Afonso Pensa, no início do mês de abril, que identificaram a condição ruim do tronco das árvores.

De acordo com a especializada, o material colhido em diversas árvores da via apresentava sinais da substância venenosa. Visualmente, as árvores tinham manchas azuis e perfurações no tronco.
Na etapa atual, síndicos e funcionários de condomínios da região estão sendo ouvidos pelos agentes da DPMA. Segundo a especializada, a investigação segue em curso para identificar os autores.
A Rua Afonso Pena é uma das ruas mais tradicionais do bairro da Tijuca. As árvores que a arborizam são provenientes da mata atlântica do nordeste brasileiro.

O caso de envenenamento foi registrado no dia 10 de abril, após moradores do bairro perceberem a condição das árvores. A Secretária Municipal de Ambiente e Clima (SMAC) confirmou a existência dos sinais de envenenamento e encaminhou para a polícia. 
Segundo relato de moradoras ouvidos pelo DIA naquela ocasião, a estratégia para evitar novos casos era aumentar o número de câmeras de segurança e pedir apoio a polícia. Caso haja a identificação do responsável, o autor pode ser multado em até R$ 1.000,00 por árvore danificada e responder por crime ambiental.
Informações e denúncias sobre o envenenamento das árvores podem ser enviadas para o Disque Ambiental, através do número (021) 98596-7496.
Publicidade
Leia mais