Os agentes foram flagrados usando cassetetes para agredir os ambulantesDivulgação
Publicado 29/05/2023 15:03 | Atualizado 29/05/2023 16:03
Publicidade
Rio - Agentes da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal se envolveram em mais uma confusão com ambulantes na Avenida Atlântica, em Copacabana, na Zona Sul, neste domingo (28). Segundo os funcionários da prefeitura, eles foram atacados durante uma ação de ordenamento. 
Em um vídeo publicado nas redes sociais é possível ver dois agentes com cassetetes em meio a gritaria. De acordo com a Secretaria de Ordem Pública, a confusão começou quando, ao apreenderem uma grande estrutura de um ambulante ilegal, os agentes foram xingados, ameaçados e atacados por cerca de 15 comerciantes irregulares.

Em nota, a Seop disse ainda que "garrafas e pedras foram jogadas na equipe, que precisou utilizar de força diferenciada para conter os ambulantes". Na ação, um dos homens que atacaram os agentes foi detido e encaminhado para a 12ª DP (Copacabana). Com ele, também foi encontrada uma quantidade de droga.

A Seop complementou que já abriu sindicância para verificar eventuais excessos dos agentes.
Outros casos
Casos de confusão envolvendo agentes da Seop, guardas municipais e ambulantes ocorrem de forma frequente na cidade do Rio. No último dia 20, por exemplo, uma equipe foi flagrada discutindo e agredindo um homem no calçadão da Praia de Copacabana, na Zona Sul.
Na época, a Seop informou que fazia operação de rotina para coibir a atuação de ambulantes ilegais quando abordou um homem que vendia ilegalmente milho verde na orla. "Como mostra no vídeo, ele portava uma faca em uma das mãos e passou a ameaçar os agentes, caso algum deles se aproximasse para reter a mercadoria ilegal", disse.
No dia 9 de maio, uma tentativa de protesto de camelôs se tornou uma confusão generalizada na Avenida Atlântica, também em Copacabana, depois que equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal realizaram uma abordagem que, segundo relatos, foi truculenta. Os participantes protestavam contra as recentes fiscalizações e, no ato, um fiscal ficou ferido e sete pessoas foram detidas.

No mesmo dia, dessa vez na Praça Saens Peña, na Tijuca, Zona Norte do Rio, outra confusão terminou com um preso. No episódio, um guarda municipal foi flagrado batendo com um cassetete em pelo menos dois homens, enquanto outro aparece imobilizando e algemando um entregador de comida por aplicativo, que acabou preso por desacato e encaminhado para 19ª DP (Tijuca).

No dia 13 de abril, houve mais um flagrante de um ambulante sendo agredido, no Arpoador, na Zona Sul. Nas imagens registradas, é possível ver o momento em que o material de trabalho dele é recolhido e o vendedor tenta falar com um dos agentes, quando leva um tapa no rosto e recebe alguns xingamentos. O homem chegou a perguntar: "Vai me agredir?", e o guarda respondeu: "Vou sim, por quê?", e em seguida xingou o rapaz.
No dia 27 de abril, um grupo de aproximadamente 50 camelôs se acorrentou aos portões da Câmara dos Vereadores, no Centro do Rio, em protesto contra ações de fiscalização. Os manifestantes pediram o reconhecimento profissional e denunciaram atos violentos por parte da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem Pública (Seop). 
Publicidade
Leia mais