A dose de reforço da vacina bivalente pode ser aplicada juntamente com a vacina contra gripe Foto César Ferreira/Secom
Publicado 31/05/2023 15:10 | Atualizado 31/05/2023 16:16
Publicidade
Rio - Quatro novos postos de vacinação contra covid-19 e gripe começam a funcionar, a partir desta quinta-feira (1º), em estações de metrô nas zonas Norte e Sul. A ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a concessionária MetrôRio, visa levar a campanha de imunização para locais de grande circulação de pessoas. A estação de Triagem é a primeira a receber o ponto volante, já nesta quinta, as demais serão atendidas ao longo de junho.
No caso da estação de Triagem, o posto de vacinação vai funcionar nos acessos A e B. Em seguida, no dia 6, será a vez da estação Maracanã receber um ponto de imunização no mezanino próximo ao acesso B (SuperVia). Já no dia 15, as vacinas serão aplicadas no corredor principal, próximo ao acesso B (Muniz Barreto) da estação Botafogo.
Por último, a estação de Cantagalo/Copacabana receberá o ponto de vacinação no dia 22. O local irá funcionar próximo ao acesso B (Xavier da Silveira). O horário de funcionamento em todos os pontos será das 8h às 16h. 
Segundo a SMS, além da aplicação das doses, as equipes de saúde vão orientar os passageiros sobre a importância de completar o esquema vacinal contra os vírus, além de tirar dúvidas sobre a imunização. Os pontos de imunização serão montados antes das catracas, assim as pessoas poderão se vacinar sem a necessidade de pagar passagem no transporte.

"Levar a vacina para onde o carioca está, mesmo que seja na correria da rotina, tem sido uma estratégia de grande sucesso para ampliar as coberturas vacinais com a proximidade do inverno. E é isso que estamos buscando nessa parceria com a MetrôRio, para repetir os ótimos resultados conquistados em maio. Queremos vacina no braço. Falta de tempo para ir a uma unidade de saúde não pode mais ser desculpa para alguém deixar de se vacinar", diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
A ação já havia acontecido em maio, com a montagem de outros quatro pontos nas estações do Colégio, na Zona Norte, Carioca, no Centro, e General Osório, em Ipanema, na Zona Sul. Ao longo do mês, foram aplicadas 4,3 mil doses de vacinas nos pontos volantes. Sendo 2.685 contra a influenza e 1.640 da vacina bivalente contra a covid-19.

De acordo com a secretaria, os interessados devem apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Podem receber a dose de reforço bivalente contra covid-19 todas as pessoas com 18 anos ou mais. Já a vacina da gripe está disponível para a população a partir dos seis meses de idade.

Pontos de vacinação no Metrô
Estação: Triagem
Local: Mezanino próximo aos acessos A (Rede Ferroviária) e B (Licínio Cardoso).
Data: 1º/6
Horário: das 8h às 16h

Estação: Maracanã
Local: Mezanino próximo ao acesso B (Supervia).
Data: 6/6
Horário: das 8h às 16h

Estação: Botafogo
Local: Corredor principal, próximo ao acesso B (Muniz Barreto)
Data: 15/6
Horário: das 8h às 16h

Estação: Cantagalo/Copacabana
Local: Corredor, próximo ao acesso B (Xavier da Silveira)
Data: 22/6
Horário: das 8h às 16h
Publicidade
Leia mais