Fuzil e granada apreendidos com suspeito durante ação no Complexo do Jardim NovoReprodução
Publicado 02/06/2023 08:47 | Atualizado 02/06/2023 14:21
Publicidade
Rio - Agentes da Polícia Militar realizam operações, nesta sexta-feira (2), em mais de 15 comunidades em todo o Rio. Desde as primeiras horas da manhã, agentes ocupam favelas das zonas Norte e Oeste, Baixada Fluminense e Região Metropolitana.

Equipes do 14º BPM (Bangu), com apoio de uma aeronave do GAM, realizaram uma ação nas comunidades Vila Vintém, Curral das Éguas, Cosme e Damião, Selvinha e São Bento, Jardim Novo, 77, Light e Minha Deusa, na Zona Oeste da cidade. De acordo com a corporação, a ação teve como objetivo verificar informações do Disque-Denúncia.
Durante um vasculhamento na região do Complexo do Jardim Novo, os agentes foram atacados a tiros por criminosos armados e revidaram. Após o fim do confronto, os policiais encontraram um suspeito ferido, e com ele, um fuzil e uma granada foram apreendidos. Ele foi socorrido ao Hospital Municipal Albert Schweitzer. Não há informação sobre seu estado de saúde. A apreensão foi apresentada na 33ª DP (Realengo).
Barricadas pegando fogo foram colocadas nas ruas da região do Jardim Novo para evitar a passagem dos policiais. Segundo publicações nas redes sociais, houve muitos registros de tiroteios na localidade e até registro de manifestações contra a operação da PM.
Nas redes sociais, moradores publicaram vídeos do confronto entre policiais e traficantes. A comunidade é comandada pela facção Amigo dos Amigos (ADA). Veja:
Nas comunidades Rola I e II, Cesarão, Conjunto Habitacional Vila Paciência, Três Pontes e Jesuítas, em Santa Cruz, também na Zona Oeste, atuaram policiais do 27º BPM (Santa Cruz). Não houve registro de prisões ou apreensões.

Já na Zona Norte, a comunidade da Rocinha é alvo de uma operação realizada por policiais militares da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Rocinha e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq),  em apoio à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop).
Durante a ação, um indivíduo foi preso e mudas de plantas possivelmente tratando-se de maconha foram apreendidas em um espaço que estava sendo usado como estufa na localidade conhecida como Cachopa. Ocorrência encaminhada para a 11ª DP (Rocinha).

Nos complexos da Pedreira e Chapadão, Az de Ouro, Proença Rosa, Para Pedro, Juramento e Malvinas, equipes do 41º BPM (Irajá) atuam na região. Durante a ação, na comunidade Malvina, policiais militares foram atacados por disparos de arma de fogo quando tentaram abordar indivíduos e houve confronto.
Ao fim da troca de tiros, um indivíduo foi encontrado ferido. Com ele, foram apreendidos uma pistola, um carregador e uma granada. O socorro foi feito ao Hospital Estadual Carlos Chagas. Não há informações sobre seu estado de saúde. Segundo a plataforma Onde Tem Tiroteio, tiros foram ouvidos na região por volta das 6h50.
Ainda nas comunidades localizadas na Zona Nortes, policiais militares do 3º BPM (Méier) realizaram uma ação as comunidades Engenho e Urubu. Não houve registro de prisões ou apreensões.

Na Baixada Fluminense, equipes do 20º BPM (Mesquita) fazem uma operação nas comunidades Grão Pará, Dom Bosco, Nova Era e Conjunto da Marinha, localizadas em Nova Iguaçu.

Em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, policiais do 7º BPM (São Gonçalo) atuam nas comunidades Boaçu e Mutuapira. Até o momento, não há prisões e apreensões.
Publicidade
Leia mais