Vinícius Júnior foi alvo de atos racistas, durante partida válida pelo campeonato espanhol, em maioAFP
Publicado 06/06/2023 17:48 | Atualizado 06/06/2023 18:33
Publicidade
Rio - A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (6), a Lei Vinícius Júnior, que determina o encerramento total da partida em caso de conduta racista, como a que ocorreu com o jogador na Espanha. O texto é de autoria do deputado estadual Prof. Josemar (Psol) e foi aprovado por unanimidade.
"Temos de uma vez por todas que extirpar este câncer que é o racismo, especialmente no meio esportivo. Essa lei vai no sentido de combater o racismo e criarmos uma sociedade igualitária. A Alerj é a primeira casa legislativa que aprova um PL com este teor no país “, disse Prof. Josemar.
O projeto institui um protocolo de combate ao racismo nos estádios e nas arenas esportivas do Rio. Entre as determinações protocolares estão orientações para a denúncia de atos racistas a qualquer autoridade do estádio, que deverá encaminhar o fato ao MP, Defensoria Pública ou outras entidades. Além disso, torna-se obrigatória a divulgação de campanhas educativas antirracistas nos intervalos esportivos.
O projeto de lei segue para a sanção do governador Cláudio Castro.
Publicidade
Leia mais