Final da Festrilha em 2022 no Parque de Eventos de NilópolisAndy Manhães/Divulgação
Publicado 11/06/2023 07:00
Publicidade
Rio - As quadrilhas juninas do Rio estão na reta final de preparação para as competições deste ano. A temporada de premiação em concursos começa no próximo sábado (17), com a disputa organizada pela Federação Independente dos Grupos de Quadrilha do Estado do Rio de Janeiro (Figdquerj), no clube CCIP de Pilares, e vai até meados de agosto. No total, 75 quadrilhas participam dos eventos, que premiam em duas categorias: roça e salão.

No Rio, os campeonatos são organizados por sete federações de quadrilha. O evento mais cobiçado é o da Festrilha, a única competição que classifica para o campeonato nacional, realizado pela Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq). O evento de estreia da Festrilha será neste domingo, no Parque de Eventos de Nilópolis, a partir das 16h, com entrada franca.

Nele, vão se apresentar as quadrilhas Araquém de Nilópolis; Forrozão, de Bonsucesso; Carcará, do Km 32, em Nova Iguaçu; e Paz e Amor, de Campo Grande. Já a competição da Festrilha terá início com as classificatórias nos dias 17 e 18, na quadra da Escola Estácio de Sá, e nos dias 24 e 25, no Tênis Clube de Mesquita. A grande final será nos dias 12 e 13 de agosto, no Parque de Eventos de Nilópolis.

"Todos os quadrilheiros consideram a final da Festrilha como o principal evento do estado. Pela estrutura e por ser a única competição que leva para a disputa nacional. Dançar nela é a meta da temporada. É um mega evento", diz o fotógrafo Andy Manhães, que registra as competições e mantém a página Beleza Junina nas redes sociais.

Segundo Rodrigo Alves, presidente da Festrilha, 33 quadrilhas participam da competição, sendo que 18 vão para a final. Na temporada de quadrilhas, a disputa é em duas categorias, roça e salão. No ano passado, foram campeãs a Geração Realce, de Rocha Miranda, no estilo roça, e Araquém de Nilópolis, no salão.

"A diferença é basicamente na indumentária. O estilo roça é aquele mais tradicional, com as roupas de chita. Já o estilo salão tem saias bem grandes, com diâmetro de até seis metros. São modelos mais inspirados nas roupas antigas das cortes francesas que chegaram ao Rio", explica Alves.

A disputa nacional na categoria salão será nos dias 8 e 9 de julho, em Canaã dos Carajás, no Pará. Há pouco menos de um mês da competição, a diretoria da Geração Realce, que surgiu em 1994, ainda busca recursos para a viagem dos cerca de 100 integrantes da quadrilha.

"Estamos correndo atrás do financiamento para estarmos lá. Será a nossa primeira vez na competição nacional", diz Gleison Ferreira, vice-presidente da Geração Realce.

O tema da quadrilha neste ano será "Sertão das Arábias", que vai falar da influência da cultura árab no sertão nordestino. Gleison conta que está tudo pronto, faltando apenas os ajustes finais nos cenários.

"Teremos uma grande representação do sol e da lua e de elementos da cultura árabe que foram marcantes no nordeste, como o instrumento musical rabeca, as estrelas que estão no chapéu de Lampião e os tecidos vendidos nas feiras de lá. O mesmo tema que vamos apresentar nas competições estaduais deste ano", antecipa.

Já a Araquém de Nilópolis, que surgiu em 1982, vai apresentar o tema "Ser brasileiro é ser nordestino. Ser nordestino é ser quadrilheiro. Venha participar do São João". A final nacional na categoria roça, da qual o grupo participará, será em Brasília, no Arraiá Brasil, nos dias 1 e 2 de agosto.

Busca por novos integrantes em Belford Roxo

Em Belford Roxo, uma das quadrilhas mais antigas do Rio, a Moçada que Agita, fundada há 35 anos em Heliópolis, decidiu não participar das competições. Carlos Pereira, o Kalunga, presidente da quadrilha, explica que o grupo decidiu dedicar as atividades deste ano a um trabalho de divulgação local em busca de novos integrantes.

"Os nossos componentes hoje estão na faixa média de idade de 50 anos. O nosso marcador (que orienta a coreografia na pista), por exemplo, tem 68 anos. Vamos nos dedicar a apresentações em escolas e em áreas públicas de Belford Roxo, além da realização de workshops e palestras, para atrairmos jovens para esta tradição. As quadrilhas surgiram no Rio. É uma manifestação cultural que precisa prosseguir", diz Kalunga, que também é presidente da Liga Independente de Quadrilhas Juninas de Nova Iguaçu (Liquajuni), cuja competição será no dia 24, em Engenheiro Pedreira.

Além da Figdquerj, Festrilha e Liquajuni, há, no estado do Rio, a Liga Cultural das Quadrilhas e Arraiás do Estado do Rio (Liquabaferj), Federação de Arraiás e Quadrilhas Juninas Da Baixada Fluminense (Faquabaf), Associação de Quadrilhas Juninas do Estado do Rio de Janeiro (Aqua Rio), Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Estado do Rio de Janeiro (Liquerj) e União das Entidades de Arraiais e Grupos de Quadrilhas do Estado do Rio de Janeiro (Ueraquerj).
Datas e locais de alguns dos eventos agendados
Festrilha

Local: Quadra da Estácio de Sá (Salvador de Sá, 206-208 - Cidade Nova)
Quando: dias 17 e 18

Local: Tênis Clube de Mesquita (R. Arthur Oliveira Vechi, 260 - Centro)
Quando: dias 24 e 25

Local: Parque de Eventos de Nilópolis (R. José Martins, 99 - Frigorífico)
Quando: 12 e 13 de agosto

Liquerj

Arraial do Rio

Local: Praça Panamericana, Penha
Quando: 11, 17, 18, 24 e 25 de junho

Local: Av. José Mariano dos Passos, Areia Branca, Belford Roxo
Quando: 1º de julho

Local: Rua Vereador Manoel Dormindo Simões, 376, Engenheiro Belford, São João de Meriti
Quando: 8, 9, 15 e 16 de julho

Local: Praça Itanhangá Country Club
Quando: Todo o mês de julho (Sextas sábados e domingos). Finais nos dias 29 e 30

Liquabaferj

Local: Clube dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica de Cascadura (Avenida Ernani Cardoso, 183, Cascadura)
Quando: 17, 18, 24 e 25 de Junho

Local: Quadra da Escola de Samba Inocentes de Belford Roxo (Blvd. São Vicente, 1741 - Parque Sao Vicente, Belford Roxo)
Quando: 1, 2, 8 e 9 de Julho

Local: Quadra da Escola de Samba de Vila Isabel (Blvd. 28 de Setembro, 382 - Vila Isabel)
Quando 15 e 16 de julho

Local: Praça Jornalista Gabriel Henrique (Pça .Principal), Nova Campinas, Duque de Caxias
Quando: 15 e 16 de julho

Aqua Rio

Arraia Santo Antônio Casamenteiro

Local: Quadra da Escola de Samba Unidos de Lucas (Rua Cordovil, 333 Parada de Lucas)
Quando: 17 e 18 de junho

Arraia São João dos Carneirinhos

Local: Casa de Cultura da Baixada Fluminense (Rua Machado de Assis, Vilar dos Teles, São João de Meriti)
Quando: 24 e 25 de junho

Arraia São Pedro do Céu 

Local: Quadra da Unidos de Jacarezinho (Av. Dom Hélder Câmara, 2233, Jacarezinho)
Quando: 1 e 2 de julho

Local: Lins de Vasconcelos Tênis Clube (Rua Cabuçu, 69, Lins de Vasconcelos)
Quando: 2 de julho

Local: Grêmio Poliesportivo de Xerém (Viula do Sase, Xerém, Duque de Caxias)
Quando: 14, 15, 16 e 21, 22 e 23 de Julho
Publicidade
Leia mais