Gabriel Évora, de 21 anos, teve a casa alagada após o rompimento da adutoraReginaldo Pimenta / Agência O Dia
Publicado 12/06/2023 17:38
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Rio - A Águas do Rio iniciou, nesta segunda-feira (12), o processo de indenização aos moradores que tiveram as casas atingidas pela água após o rompimento de uma adutora, no Km 32, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no último dia 30.
De acordo com um dos moradores, a concessionária informou que os valores das indenizações serão pagas em 10 dias úteis.

Em nota, a Águas do Rio disse que segue o cronograma da Defensoria Pública, que acompanha todo o processo. A empresa afirmou, ainda, que desde as primeiras horas vazamento, as equipes atuaram no reparo e no suporte às famílias, com apoio na limpeza das casas e no fornecimento de refeições.

Equipes da Defensoria Pública do Rio de Janeiro estão em Nova Iguaçu acompanhando o atendimento aos moradores. Segundo a instituição, ao todo, 60 famílias de sete ruas serão atendidas ao longo do dia.

Ainda segundo a Defensoria, um acordo com concessionária, assinado na última quarta-feira (7), agilizou a indenização aos moradoras. "O acordo garante o pagamento de uma indenização rápida às famílias, evitando o desgaste da judicialização e a espera por uma sentença judicial", explica a defensora pública, Raphaela Jahara.
A instutiição informou também que o 5º Núcleo Regional de Tutela Coletiva, que atua na região, a Coordenadoria de Tutela Coletiva e a Coordenação-Geral de Programas Institucionais, órgãos da DPRJ, fazem os atendimentos agendados com os moradores para aderir ao acordo extrajudicial, que prevê indenização pelos danos sofridos e comprovados por vistoria já realizada. As famílias agendadas serão atendidas na Rua Arco-Íris, 271-217, em Jardim Paraíso, Nova Iguaçu.
Moradores atingidos pelo rompimento da adutora confirmaram que foram informados do início da indenização e que aguardam os 10 dias úteis, contando a parte desta terça-feira (13), para receberem os valores.
O produtor musical Hiago Lima, de 22 anos, explicou que mora com os avôs e que o alamento levou à perda de quase todos os móveis da casa, causando grande tristeza na família. "Após o alagamento, a empresa [Águas do Rio] falou que iria entrar em contato e ligou após 7 dias, marcando uma reunião. Durante esse tempo foi difícil, ficamos tristes, não sabíamos como íamos fazer para recuperar nossas coisas. Perdemos basicamente tudo", lamentou o jovem.
 
 
 
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