Publicado 20/06/2023 16:19
Rio - O governador Cláudio Castro anunciou, na manhã desta terça-feira (20), o lançamento do aplicativo Sucata On-line. A ferramenta tem como objetivo catalogar todos os materiais comprados pelas empresas de reciclagens e ferros-velhos, além de cadastrar os dados dos vendedores e da mercadoria vendida. O sistema foi desenvolvido pelo Departamento-Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações da Secretaria de Estado de Polícia Civil.
"O intuito do aplicativo é fechar o cerco aos receptadores, mas, acima de tudo, proteger o cidadão de bem, que tem a reciclagem como o seu ganha-pão. Nós não vamos penalizar o pequeno catador que, muitas vezes, é utilizado pelos criminosos para cometer delitos, devido à sua vulnerabilidade social. Estamos estudando uma forma de regulamentá-los, dando incentivos e benefícios", disse Cláudio Castro.
Durante a cerimônia no Palácio Guanabara, o decreto de regulamentação e identificação de vendedores e compradores de sucatas e ferros-velhos foi assinado pelo governador Cláudio Castro, o secretário de Estado de Polícia Civil Fernando Albuquerque e o secretário de Estado de Planejamento e Gestão Adilson de Faria Maciel.
"Os estabelecimentos de reciclagens e ferros-velhos terão o prazo de 90 dias para apresentarem a documentação necessária às Delegacias de Roubos e Furtos para poderem ingressar no sistema e baixar o aplicativo. Depois disso, os locais serão fiscalizados e monitorados com regularidade pelas forças de segurança para averiguar o material que está sendo comprado pelos comerciantes. Vamos desestimular o exercício irregular do ofício", afirmou Fernando Albuquerque.
Também estiveram presentes na cerimônia o secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Pires; o secretário de Estado do Gabinete de Segurança Institucional do Governo, Edu Guimarães; a secretária de Estado de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, a presidente do Instituto de Segurança Pública, Marcela Ortiz, além de outras autoridades.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.