Policiais realizam mais de 15 operações em comunidades das zonas Norte e OesteBanco de imagens / Agência O Dia
Publicado 28/06/2023 08:29 | Atualizado 28/06/2023 17:47
Publicidade
Rio - Policiais militares realizaram, nesta quarta-feira (28), ações em 20 comunidades das zonas Norte e Oeste da cidade. Dois suspeitos morreram depois de serem baleados em confrontos. Um criminoso foi preso. 
Equipes do 16° BPM (Olaria), com apoio de militares do 22° (Maré) e 17º (Ilha do Governador) BPMs, Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE), realizaram uma operação nas comunidades Cidade Alta, Cinco Bocas e Pica-Pau, em Cordovil, para combater o roubo de veículos, cumprimentos de mandado de prisão, verificação de denúncias e a desobstrução de vias.
Segundo a Polícia Militar, durante um patrulhamento pela Rua Jorge Coelho, as equipes foram atacadas a tiros por criminosos. Um suspeito foi ferido, socorrido e encaminhado ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, mas não resistiu. Com ele, os policiais localizaram um fuzil cal. 7,62 mm, três carregadores com munições do mesmo calibre e uma capa de colete balístico. O material foi levado para a 38ª DP (Brás de Pina).
Posteriormente, os militares atuaram na remoção de barricadas e fechamento de vias esburacadas. Ao todo, dez vias foram desobstruídas e cinco valas foram fechadas. A operação já foi encerrada. 
Também na Zona Norte, militares do 41° BPM (Irajá) atuaram nos Complexos do Chapadão e da Pedreira, além das comunidades Az de Ouro, Proença Rosa, Juramento, Malvina e Para Pedro.
A PM informou que, em patrulhamento pela Rua Luís G. das Vírgens, em Ricardo de Albuquerque, localidade do Tiradentes, no Complexo do Chapadão, os policiais se depararam com um homem em atitude suspeita que, ao notar a presença policial, tentou fugir. O suspeito foi capturado e com ele, a equipe encontrou grande quantidade de drogas. A corporação ressaltou que o homem atua como "gerente" do tráfico de drogas da localidade da Boca do Brilho. O caso foi registrado na 31ª DP (Ricardo de Albuquerque).
Na Zona Oeste, policiais do 14° BPM (Bangu) estão nas comunidades da Vila Vintém, Curral das Éguas, 77, Minha Deusa, Light, Cosme e Damião, Jardim Novo, Rua I, Selvinha e São Bento. Moradores relataram intensos tiroteios na região. O perfil Fogo Cruzado registrou tiros em, pelo menos, três momentos. 
Na Comunidade da Light, em Realengo, policiais foram alvos de criminosos e houve confronto. Segundo a PM, após a troca de tiros, os agentes localizaram um suspeito ferido e, com ele, foi apreendido uma pistola e um carregador municiado. O homem foi socorrido ao Hospital Municipal Albert Schweitzer, mas não resistiu aos ferimentos. Na parte da tarde, um suspeito foi preso em flagrante com um fuzil calibre 7,62 mm, uma um granada e rádio transmissor. As ocorrências foram registradas na 33ª DP (Realengo).
Mesmo com as operações desta quarta-feira, a Prefeitura do Rio iniciou um processo de asfaltamento nas comunidades Cinco Bocas e Cidade Alta. A revitalização foi precisa, segundo a Subprefeitura da Zona Norte, pois trincheiras e barricadas construídas por criminosos estavam deformando o material asfáltico. Para auxiliar, equipes do Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE), da PM, retiraram as barreiras das ruas.
Reflexo das operações
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), na região da Cidade Alta, oito escolas foram impactadas e 2.037 alunos ficaram sem aula. Nas comunidades Cinco Bocas e Pica-Pau, três colégios não abriram e 876 alunos foram afetados.
Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que as Clínicas da Família Padre John Cribbin e Rômulo Carlos Teixeira, em Realengo, suspenderam o funcionamento em decorrência das operações na região.
Publicidade
Leia mais