Com o QR vai ser possível identificar se o veículo e o taxista estarão em dia com a documentaçãoDivulgação / Prefeitura do Rio
Publicado 06/07/2023 08:53
Publicidade
Rio - Taxistas que circulam em situação regular no estado do Rio passarão a ser identificados por QR Code a partir da próxima terça-feira (11). De acordo com o sistema, através da leitura de um código de barras bidimensional via celular será possível identificar se o veículo e o profissional estão em dia com a documentação. Atualmente, 39 mil profissionais circulam pelo estado, sendo 33 mil somente na capital.

A implantação do novo sistema será feita pelo secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, na sede do Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (IPEM/RJ), na Rua Padre Manoel de Nóbrega, 539, em Piedade, às 10h.

Segundo o Governo do Rio, o QR Code dará maior segurança e confiabilidade aos usuários que terão a certeza de estarem sendo transportados por um veículo e um profissional totalmente regularizados, o que evitará possíveis fraudes ou falsificações na confecção dos certificados, além de facilitar a identificação de táxis piratas durante as blitzes do órgão.
Ao DIA, o taxista Ricardo Augusto, de 44 anos, que trabalha na Zona Norte do Rio, destacou que a medida será benéfica para a categoria. Para ele, o QR Code irá afastar carros irregulares, contribuir com uma melhoria na credibilidade dos motoristas e, consequentemente, gerar mais passageiros.
"Eu acho que vai ser bom para nossa categoria. Vai nos dar mais credibilidade e também afastar os carros irregulares. Eu acho que hoje em dia já recuperamos a nossa credibilidade, mas entendo que tudo que for para segurança traz mais", comentou.
Para realizar a verificação anual do taxímetro, o taxista deve entrar no site do Ipem e clicar no link "agendamento de serviços" onde ele será direcionado para realizar a verificação do instrumento. Após a aferição do taxímetro, o trabalhador receberá um novo certificado com QR Code.
O Ipem lembra ainda que os taxistas que já realizaram o serviço podem retornar à sede e efetuar a troca pelo novo documento sem nenhuma burocracia e totalmente gratuito.
Publicidade
Leia mais