Publicado 29/07/2023 14:24
Rio - Novas instalações da UTI neonatal do Hospital Maternidade Carmela Dutra, no Lins de Vasconcelos, Zona Norte do Rio, foram entregues pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) neste sábado (29). O setor possui 14 leitos para recém-nascidos de alto risco, com uma média de 300 internações por ano. A maternidade também passou por outras reformas de melhorias, para dar mais acolhimento e qualidade ao atendimento dos pacientes.
"A Carmela Dutra é uma das maternidades que mais atende hoje no município do Rio, e a UTI Neonatal é uma ferramenta que salva vidas. Essa reforma é algo que nós já aguardávamos há muito tempo. É uma realização incrível estar entregando ela hoje. Cada avanço na saúde significa muito. A estrutura física também influencia no processo de trabalho e nos resultados, proporcionando mais segurança e conforto para pacientes e profissionais" , ressaltou o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz.
Entre as melhorias, estão a do telhado da UTI, que foi refeito, passou por reparos com troca da manta de impermeabilização. Além disso, os armários, que estavam danificados, foram todos substituídos. O setor ganhou, ainda, nova pintura e ambientação.
O setor de acolhimento e classificação de risco também passou por pintura no padrão do Programa Cegonha Carioca.
Novos computadores
A maternidade também recebeu novos computadores para a implantação do prontuário eletrônico, ferramenta que pode ser usada na comunicação de informações entre as unidades de saúde. A expectativa da SMS é que 100% das maternidades tenha acesso ao prontuário eletrônico, completando toda a rede hospitalar e de Atenção Primária do município do Rio.
Diretora-geral da unidade, Silvia Veiga comemorou as melhorias. "A conquista é de todos nós, que vivemos a Carmela Dutra 24 horas por dia. A maternidade Carmela Dutra tem uma importância e uma tradição enorme para a região do Lins e toda a cidade do Rio", disse.
Inaugurada em 1949, a Carmela Dutra é uma das unidades materno-infantis mais importantes da rede municipal, referência para gestações e partos de alto risco, com 3.460 nascimentos em 2022.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.