Pó branco encontrado em calçadas da Zona SulReprodução / Redes Sociais
Publicado 22/08/2023 19:26
Publicidade
Rio - Um dos turistas estrangeiros flagrados jogando pó em canteiros de ruas na Zona Sul do Rio disse em depoimento à Polícia Civil, nesta terça-feira (22), que a substância é farinha de trigo. Segundo o relato do cidadão britânico na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), a prática é a mesma usada para marcar trilhas em áreas de mata.

"Através de uma testemunha, conseguimos identificar o casal e hoje o homem, que tem nacionalidade inglesa e veio ao Brasil estudar, veio prestar depoimento. Segundo ele, que integra um grupo de trilheiros da Zona Sul, esse pó é usado para marcar o caminho e seria farinha de trigo", disse o delegado Wellington Vieira, titular da DPMA.

O delegado explicou que o material já passou por perícia, mas os exames deram resultado inconclusivo. Agora, a especializada aguarda novos exames para confirmar se o material é mesmo farinha. Novas amostras foram colhidas na Avenida Portugal e na Rua Otavio Correa, na Urca.
"Se isso for verdade, não tem crime nenhum. Ainda não fechamos a investigação porque o resultado da segunda coleta ainda não foi concluído pela perícia. O primeiro deu inconclusivo. Se isso for mantido, o inquérito será arquivado", afirmou.
Nas redes sociais, moradores da região compartilhavam desde o início do mês alertas sobre o risco da 'substância', que poderia ser veneno usado para matar ratos. As postagens também continham vídeos nos quais o casal aparece jogando o pó. 
"Quem tem cachorro e mora na Zona Sul, estão jogando veneno nas ruas de vários bairros. É um pó branco, estão jogando ao lado dos canteiros, cuidado com o seu pet", escreveu uma. "Não sabemos do que se trata, então é melhor não deixar seus cães cheirarem ou lamberem", disse outra.

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (DMPDA), que foi acionada pelos moradores no último dia 10, não identificou nenhum caso oficial de animais que teriam sido vítimas do produto aplicado.
A Comlurb esclareceu ainda que a quantidade encontrada nas ruas, mesmo que fosse veneno, não seria suficiente para matar cães ou gatos.
Publicidade
Leia mais