Força-tarefa realiza ação para remoção e apreensão de carros e peças roubadas no ferro-velho Espaço CarDivulgação
Publicado 23/08/2023 11:56 | Atualizado 23/08/2023 19:31
Publicidade
Rio - A força-tarefa do Governo do Estado, formada por Detran.RJ, PM, Polícia Civil, Inea, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Fazenda, realizou nesta quarta-feira (23), uma operação para a remoção e apreensão de carros e peças roubadas em dois ferros-velhos, na Rodovia Governador Mário Covas, na altura de Três Pontes, em Itaboraí, Região Metropolitana do Rio. A ação retirou, com auxílio de maquinário pesado, cerca de 40 sucatas de veículos que estavam no local.
Os representantes dos estabelecimentos agora terão cinco úteis para comprovar a regularidade do material apreendido. Após este prazo, o material será encaminhado para leilão, além de passarem por destruição imediata, caso haja risco ambiental.
Nesta segunda-feira (21), donos de duas empresas de desmontagem foram presos e encaminhados para a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), onde foram instaurados inquéritos pelo crime de receptação de peças roubadas. Marcos Luiz Baptista, responsável pelo Espaço Car, pagou fiança e foi liberado, e Aislan Diego dos Santos Coelho, proprietário do Shopping das Peças, que possuía passagens por roubo e tráfico de drogas, segue preso. Procurados, os dois não se manifestaram sobre o caso. O espaço segue aberto.

Na terça-feira (22), foi realizada uma perícia nos locais para realização de laudos para identificação dos materiais. O Espaço Car não tinha alvará de funcionamento, cadastro no Detran.RJ e não possuía o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. O outro, na altura de Manilha, chegou a dar entrada no pedido de credenciamento do órgão, mas não obteve aprovação e ainda operava em situação irregular.
Glaucio Machado, corregedor do Detran.Rj, comentou sobre a ação. “Estamos finalizando a operação contra empresas de desmontagem. A intenção é acabar com esse tipo de comércio ilegal. O credenciamento para regulação agora é feito pelo Detran e a fiscalização poderá prender responsáveis, apreender material e levar para reciclagem”, disse.

Decreto e operação

Na última sexta-feira (23), o Governo do Estado publicou um decreto que estabelece os procedimentos para a fiscalização de empresas de desmontagem de veículos e comercialização de peças usadas, além de instituir a força-tarefa para atuar nas operações de fiscalização. A equipe tem o poder de apreender sucatas de veículos e autuar os donos dos estabelecimentos. Se o armazenamento do produto oferecer risco ambiental, poderá ser destruído imediatamente.

O Detran.RJ colocou em operação o Sistema Desmonte-RJ, que tem o objetivo de dar mais transparência e segurança a este tipo de comércio, facilitando o credenciamento das empresas, ao oferecer pela internet o formulário de pré-cadastro que precisa ser preenchido e apresentado ao órgão, anexado aos documentos exigidos em lei.
Publicidade
Leia mais