Chuva provoca deslizamentos na Rocinha, Zona Sul do RioDivulgação/ Prefeitura Rio
Publicado 28/08/2023 16:02 | Atualizado 28/08/2023 16:20
Publicidade
Rio - A Rocinha, na Zona Sul do Rio, foi a região que mais sofreu com as chuvas que atingem a cidade desde quinta-feira (24) e está entre os locais que mais acionaram a Defesa Civil. De acordo com o Alerta Rio, nas últimas 96 horas foi registrado o acumulado de 212,4mm somente na comunidade. Na sequência, aparecem Grota Funda (170mm), na Zona Oeste, Jardim Botânico (161,8mm) e Laranjeiras (136,8mm), ambos Zona Sul.
A  Defesa Civil Municipal foi acionada 23 vezes nas últimas 12 horas em função das chuvas em todo o município. Na Rocinha, as equipes foram chamadas após um deslizamento de terra e de árvores na comunidade. No local, verificou-se a necessidade da intervenção de agentes da Comlurb para limpeza e corte de algumas árvores. Após nova vistoria na manhã desta segunda-feira (28), a Defesa Civil interditou preventivamente o imóvel nº 374 na Rua Dionéia. Equipes da Prefeitura do Rio permanecem atuando no local.
Veja o vídeo do deslizamento na Rocinha:
As equipes da Defesa Civil também foram acionadas por conta de uma ocorrência em Laranjeiras, na Comunidade Pereirão. Após vistoria, constatou-se risco de prosseguimento de desabamento de um talude. Toda a área de projeção desse talude foi interditada. Também foi interditada a área da frente da residência situada na Rua Pereira da Silva, 938 (casa 8). A Geo-Rio foi acionada para realizar novas análises.
No domingo (27), a Defesa Civil Municipal foi acionada às 7h45 da manhã, em função de deslizamento de encosta na Comunidade da Formiga, na Tijuca. No local, os técnicos constataram que, em função da movimentação do solo, uma árvore de grande porte tombou sobre uma residência. Foram interditados dois imóveis (a casa atingida e a casa ao lado), ambos na Rua Castelo Novo. Os órgãos operacionais da Prefeitura do Rio e o Corpo de Bombeiros estiveram no local e prestar suporte aos moradores. A árvore ainda não foi retirada do local devido ao tempo instável nesta segunda-feira (28), e o risco de novos deslizamentos na região.
A tendência, conforme o Alerta Rio, é a permanência de nuvens baixas sobre a cidade, ocasionando chuva fraca a moderada de forma isolada. O estágio de mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo número 199.
Chuva monitorada em todo o estado do Rio

A chuva em todo o estado do Rio está sendo monitorada pela Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e do Corpo de Bombeiros. "O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) segue monitorando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos e enviando alertas para os municípios. Neste momento, é considerado moderado/baixo o risco hidrológico e geológico no Estado", informou a Sedec-RJ.

Entre 21h e 9h desta segunda-feira (28), os bombeiros receberam chamados para 36 ocorrências relacionadas às chuvas, em todo o território fluminense, sendo quatro deslizamentos/ameaças de desabamento sem vítimas e para quedas de árvores. "Os agentes da Defesa Civil estadual estão em contato permanente com as prefeituras, dando suporte quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal, o que ainda não aconteceu", acrescentou a Sedec-RJ.
Niterói em estágio de atenção
A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói informou, no início da tarde desta segunda-feira (28), que a cidade se encontra em estágio de atenção devido aos acumulados de chuva dos últimos dias e a previsão de permanência de chuva fraca a moderada para os próximos dias.
Neste final de semana, os maiores acumulados de chuva em 24h foram registrados no bairro Engenho do Mato, com 70mm. Foram registradas ocorrências pontuais e não houve necessidade de acionamento das sirenes. A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia informa que atendeu a duas ocorrências neste final de semana, em Niterói. No Fonseca, a equipe foi verificar um chamado devido ao relato de estalos. A casa segue interditada desde 2020.

Em Jurujuba, foi identificado um deslizamento de terra que não atingiu nenhuma residência. Não há registro de feridos, desalojados ou desabrigados. Outra orientação é que, em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, a população deve evitar ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas. A população pode ligar para 199 ou 2620-0199 em caso de emergências.
Previsão do tempo na capital
Para os próximos quatro dias, a previsão ainda é de instabilidades na capital. De acordo com o COR, amanhã (29), o transporte de umidade vindo do oceano permanecerá atuando sobre a cidade do Rio de Janeiro e a previsão é chuva fraca a moderada, isolada, a qualquer momento. Os ventos estarão moderados (entre 18,5 km/h a 51,9 km/h) e as temperaturas estarão estáveis.

Na quarta-feira (30) a previsão é céu parcialmente nublado a nublado com chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento. Os ventos estarão fracos a moderados (até 51,9 km/h) e as temperaturas irão se elevar gradualmente. O tempo só deve melhorar a partir de quinta-feira (31), quando haverá redução de nebulosidade e não há previsão de ocorrências de chuva.
Publicidade
Leia mais