Praça Nossa Senhora da Paz já recebeu nova iluminaçãoDivulgação / Prefeitura do Rio
Publicado 30/08/2023 19:17 | Atualizado 31/08/2023 15:56
Publicidade
Rio - A Prefeitura anunciou, nesta terça-feira (30), um projeto de iluminação em LED para praças, ciclovias e parques do município. O contrato inicial, de Parceria Público-Privada, previa 450 mil pontos de LED, mas a RioLuz identificou outros 80 mil que precisam dessa modernização.
Por conta dessa atualização no projeto inicial, foi realizado, recentemente, um reequilíbrio de contrato e incluídos esses pontos excedentes. A parceria prevê o investimento de R$ 1,4 bilhão na modernização da iluminação da cidade.
"Na época que o contrato foi firmado com a subconcessionária Smart Luz, havia um cadastro na Rioluz com o total de 450 mil pontos de luz por toda a cidade. E constava no escopo da PPP atualizar esse número . À medida que o trabalho de modernização da iluminação começou a ser feito, fomos identificando mais pontos para serem atendidos e hoje contabilizamos 532 mil pontos de luz. Até o final do ano, vamos transformar a cidade em um Rio de LED", disse Eduardo Feital, presidente da Rioluz.
O contrato firmado entre a companhia e a prefeitura, com validade de 20 anos, prevê ainda a substituição de 34.500 postes de aço por novos de fibra, mais duráveis e resistentes a descargas elétricas.

O município no entanto, afirma que o serviço vem sendo prejudicado pelo constantes furtos de cabos e luminárias. O órgão estipula que entre janeiro e julho foram gastos R$ 6 milhões de reais apenas com reparos e troca de material roubado.
A concessionária Smart Luz instalou medidas anti-furto em alguns pontos críticos da cidade como a Linha Vermelha, a Avenida Brasil, o Túnel Velho, São Cristóvão e região do Maracanã. Agora as pastas estudam novos mecanismos para proteger a rede elétrica.
Atualmente, a Rioluz atendeu no projeto da prefeitura 1.618 praças e parques com 34.416 mil pontos de luz modernizados. O contrato previa 450 mil pontos de LED. Hoje, há 547 mil pontos modernizados.
Reportagem da estagiária Bruna Bittar, sob supervisão de Iuri Corsini
Publicidade
Leia mais