Alunos da escola Favo de Mel, da Faetec, na Zona Norte do RioDivulgação
Publicado 11/09/2023 15:15 | Atualizado 11/09/2023 15:17
Publicidade
Rio - A Escola Especial Favo de Mel, unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) em Quintino, na Zona Norte, recebe o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023, no mês em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no próximo dia 21. A escola é o único Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional (CAEP) no país, e, ao longo de 27 anos, tem se dedicado à profissionalização de pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista.

Alguns dos alunos já estão inseridos no mercado de trabalho, como Fabiano Afonso, que atua como auxiliar de serviços gerais no restaurante Outback, e Juliana Muniz, que trabalha como estoquista na Drogaria Raia. Já Argicilan Sócrates do Nascimento, é aluno do curso de Cumim e faz parte do estágio remunerado dentro da própria Faetec.

“Estou muito grato pela oportunidade que a Faetec me deu, o estágio me fez amadurecer e me aproximar mais do meu curso, aqui eu aprendo na prática”, contou o estudante.

Para garantir a efetivação da prática e a inclusão laboral, a unidade atua com um núcleo de inclusão laboral que faz a ponte entre a escola e as empresas, buscando parcerias dentro da própria fundação para a inclusão dos alunos.

“Entendemos que todas as pessoas têm direito ao trabalho e, com nossos alunos, não seria diferente. É uma questão de cidadania e o progresso e desenvolvimento que o trabalho traz são indiscutíveis. Nosso corpo discente ganha independência e autonomia, refletindo em mudanças positivas em seu contexto pessoal, familiar, econômico e social”, disse a diretora-geral da Faetec Favo de Mel, Márcia Macedo.

A instituição tem cursos e programas para uma variedade de campos profissionais como Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Garçom, Auxiliar de Escritório, Auxiliar de Cozinha e Auxiliar de Cabeleireiro e Barbeiro. O Centro adota a metodologia do emprego apoiado como base, facilitando a inclusão laboral de pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho para gerar empoderamento, autonomia e independência.
Durante o evento, os premiados serão homenageados pela contribuição para a promoção da educação inclusiva e pela criação de um ambiente educacional que favorece o desenvolvimento de cada aluno. A cerimônia de premiação está marcada para acontecer em outubro na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Publicidade
Leia mais