Publicado 18/09/2023 13:28 | Atualizado 18/09/2023 17:10
Rio - O bondinho do Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul, parou de funcionar neste domingo (17) e revoltou moradores que precisam utilizar o transporte. De acordo com a RioLuz, que administra o espaço através da Prefeitura do Rio, houve um curto na bobina do freio ocasionado por sobrecarga de peso no trecho 2 que leva das estações 3 a 5.
O plano inclinado passou por uma reforma e foi reinaugurado no dia 27 de julho. O investimento para as obras foi de cerca de R$ 1 milhão. Segundo o guia turístico e morador da região, Thiago Firmino, o funcionamento é precário e o bonde entra em manutenção quase toda semana.
"Ele já funciona ruim, e toda semana está quebrado, o tempo inteiro. Quebrou ontem (domingo) à noite, aí eles mandam uma nota falsa. Aí dá dois dias, pifa de novo. Não dá! Coisa bizarra! Lançou algo que custou um milhão e eles só colocaram uma capa nova em cima, porque o bondinho na verdade está com a mesma estrutura. Eles não trocaram motor, cabo, trilho, nada. Botaram uma capa, pintaram e foi. Mas aqui em Santa Marta não tem bobo", disse Thiago.
O morador ainda comentou sobre as dificuldades de locomoção de alguns vizinhos, principalmente idosos. "As pessoas estão chegando aqui com compras e estão pedindo carro de aplicativo, esperam para ver se alguém vai subir junto e racham. Às vezes eu vou por cima também para buscar minha mãe, então eu desço de carro para ver se tem gente aqui esperando. Levo as senhoras, deixo, pego minha mãe e volto. Minha mãe faz tratamento de joelho no hospital, como ela vai descer quinhentas escadas?", reclamou indignado.
Aproximadamente 5 mil pessoas utilizam o transporte diariamente, de forma gratuita, das 6h à meia-noite. Inaugurado em maio de 2008 pelo governo do estado, o bondinho passou a ser administrado pelo município, por meio da RioLuz, em outubro de 2015. Um trecho do transporte ficou parado durante três meses, mas voltou a funcionar quando parte da obra foi entregue em abril deste ano. Em julho, a obra foi finalizada.
O morador ainda comentou sobre as dificuldades de locomoção de alguns vizinhos, principalmente idosos. "As pessoas estão chegando aqui com compras e estão pedindo carro de aplicativo, esperam para ver se alguém vai subir junto e racham. Às vezes eu vou por cima também para buscar minha mãe, então eu desço de carro para ver se tem gente aqui esperando. Levo as senhoras, deixo, pego minha mãe e volto. Minha mãe faz tratamento de joelho no hospital, como ela vai descer quinhentas escadas?", reclamou indignado.
Aproximadamente 5 mil pessoas utilizam o transporte diariamente, de forma gratuita, das 6h à meia-noite. Inaugurado em maio de 2008 pelo governo do estado, o bondinho passou a ser administrado pelo município, por meio da RioLuz, em outubro de 2015. Um trecho do transporte ficou parado durante três meses, mas voltou a funcionar quando parte da obra foi entregue em abril deste ano. Em julho, a obra foi finalizada.
Josefa França tem uma filha com necessidades de locomoção e necessita do transporte. Ao DIA, a moradora do Santa Marta contou que a jovem comemoraria o aniversário com os amigos amanhã, em casa, mas a festa teve que ser cancelada por conta dos problemas com o bondinho.
"Eu tenho uma filha cadeirante e o bonde vive parado. Consertaram a cabine, mas o maquinário, o mais importante, continua o mesmo. Então não tem como o bonde funcionar. Acabaram de inaugurar e ele já está parando. Minha filha necessita de médico, de ir ao hospital, de sair para se distrair… Amanhã é o aniversário dela, os amigos vinham aqui para casa e não vão poder vir. Ela não vai poder descer para poder comemorar na rua. Aí é uma pessoa que não tem direito de ir e vir. Que a Prefeitura do Rio faça o favor de cuidar do maquinário do bonde. A RioLuz entrou e não está fazendo nada", desabafou Josefa.
"Minha filha está bem agora, mas pode dar um problema e ela precisar ir para o hospital. Se não tiver uma pessoa de bom coração na comunidade para descer com ela, ela vai morrer dentro de casa", concluiu.
Ainda em nota, a RioLuz informou que uma equipe técnica está neste momento no local avaliando o reparo para a troca da bobina. "Faremos o possível para restabelecer o serviço ainda hoje", disse.
Ainda em nota, a RioLuz informou que uma equipe técnica está neste momento no local avaliando o reparo para a troca da bobina. "Faremos o possível para restabelecer o serviço ainda hoje", disse.
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