Publicado 18/09/2023 18:44 | Atualizado 18/09/2023 18:52
Rio - A cidade do Rio registrou nesta segunda-feira (18) a temperatura mais alta do inverno: 41°C no bairro de Irajá, na Zona Norte. O recorde anterior da estação era de 40°C, no dia 24 de agosto, também em Irajá. Já a maior sensação térmica registrada nesta segunda foi de 42,4°C, em Guaratiba, na Zona Oeste.
Segundo a meteorologista chefe do Alerta Rio, Raquel Franco, o calor deve permanecer nos próximos dias devido a uma massa de ar quente que atua na cidade e ao fenômeno El Niño, que deixa a temperatura acima da média.
"O calor deve permanecer nos próximos dias, pelo menos até sexta-feira (22). Na quarta-feira (20), a gente tem um ligeiro declínio da temperatura, por conta da atuação de ventos úmidos vindos do oceano. A temperatura cairá um pouco, mas continuará quente. Teremos registros acima dos 35°C ao longo da semana. Existe uma massa de ar quente atuando em boa parte do país e influenciando o tempo aqui na cidade do Rio também. Quanto mais longe do litoral, mais longe ficamos do efeito de brisa, com isso, os bairros das zonas Norte e Oeste são mais quentes. Em relação ao fenômeno El Niño, ele é de grande escala e influencia a América do Sul e a região Sudeste, onde o Rio de Janeiro se encontra, deixando as temperaturas acima da média”, explicou.
Nesta segunda-feira (18), cariocas aproveitaram o sol para se exercitar e aproveitar a vista da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio. Para terça-feira (19), é esperado que a temperatura varie entre 36°C e 18°C, com ventos fracos e sem nebulosidade. A quarta-feira (20) deve seguir o mesmo padrão, atingindo uma máxima de 35°C e mínima de 17°C, o céu permanecerá limpo e também não há previsão de chuva.
O clima seguirá estável na quinta-feira (21), com o tempo parcialmente nublado a aberto, podendo chegar às temperaturas entre 36°C e 18°C. Já na sexta-feira (22), um dia antes do encerramento do inverno, os termômetros devem chegar a máxima de 39°C e mínima 18°C, com o céu aberto e ventos soprando de fraco a moderado ao longo do dia.
O Centro de Operações Rio (COR) ainda destacou que, no período da tarde de terça-feira (19) até a sexta-feira (22) a umidade relativa do ar poderá atingir valores entre 21% e 30%, considerados índices de atenção segundo a Organização Mundial da Saúde. Como recomendação, o órgão orienta que as pessoas se mantenham hidratadas, evitem atividades ao ar livre na parte da tarde, passem protetor solar e usem roupas leves.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.