Publicado 30/09/2023 09:42
Rio - Garis da Comlurb vão auxiliar na realização da eleição do Conselho Tutelar, que acontece neste domingo (1º). A ajuda será prestada na limpeza e transporte de urnas nos locais de votação.
A pedido do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), os profissionais estarão espalhados em 226 pontos pela cidade, onde 30 garis serão responsáveis pelo deslocamento e posicionamento das urnas eletrônicas.
Os envolvidos receberam orientações detalhadas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre os procedimentos corretos e cuidados necessários. As equipes também serão responsáveis pelo recolhimento das urnas após o encerramento da votação.
Além disso, 267 garis e 60 líderes estarão encarregados da manutenção da limpeza até o término do pleito, incluindo o local de apuração. A votação ocorre em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.
Novos conselheiros
Eleitos pelo voto popular, os novos conselheiros vão atuar entre 2024 e 2027. O Conselho Tutelar é o órgão que aplica medidas de proteção a crianças e adolescentes que tenham seus direitos violados. Qualquer eleitor pode participar votando nos candidatos de seu município, de forma facultativa. É necessário apresentar documento de identidade com foto e título eleitoral.
Nos municípios com mais de 150 mil eleitores haverá a utilização de urnas eletrônicas. No estado do Rio, as urnas serão utilizadas nos municípios do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, São João de Meriti, Campos, Belford Roxo, Petrópolis, Volta Redonda, Magé, Macaé, Itaboraí, Nova Friburgo, Maricá e Cabo Frio.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.