O programa 'Justiça Itinerante Levando Cidadania' visitou MagéReprodução / TJRJ
Publicado 01/10/2023 12:06 | Atualizado 01/10/2023 12:10
Publicidade
Rio - O projeto "Justiça Itinerante Levando Cidadania", do Tribunal de Justiça do Rio, promoveu uma grande ação em Magé, na Baixada Fluminense, neste sábado (30). As equipes montaram postos de trabalho no Ciep 127 Frei Acúrsio Aloísio Gonzaga Bolwer, no bairro Maurimárcia, onde foram oferecidos diversos serviços, como emissão de certidão de nascimento, identidade e título de eleitor.

Conceição Aparecida da Silva, de 98 anos, compareceu ao local para tirar certidão de nascimento e a carteira de identidade, que perdeu ao longo do tempo entre Minas Gerais e o Rio. Nascida em Cataguases, em Minas, ela precisa dos documentos para voltar a receber sua pensão por invalidez e acertar sua situação junto ao INSS. A filha, Eliana das Graças, aproveitou a oportunidade para tirar, também, a carteira de identidade.

Após conseguir, dona Conceição comemorou. “Muito obrigada de coração!”, disse a mineira que, ao final do atendimento, mandou beijos para todos os funcionários.

O programa acontecerá em Magé uma vez por semana, em dois locais diferentes. Na última segunda-feira (25), o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, entregou dois novos ônibus para a frota da iniciativa, que se juntam aos cinco já existentes.

Na atividade, a população pode solicitar serviços como emissão do título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, quitação de multa por ausências às urnas e obtenção de certidões. Também serão emitidos outros documentos, como segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, carteira de Identidade, CPF, certificado de reservista, cadastro único (CadÚnico), entre outros, por meio dos diversos órgãos participantes.

Organizada pelo TJRJ, a ação conta com a participação do Ministério Público, Detran, Procon-RJ, Defensoria Pública e Fundação Leão XIII, entre outros.
Publicidade
Leia mais